Semana passada recomendei o app da CBS News para quem quisesse acompanhar as notícias das eleições. Agora, falarei sobre como funcionam as eleições. O formato, dessa vez, é um jogo. O que tem em comum Hillary Clinton e Al Gore? Além do ex-presidente Bill Clinton, os dois foram os candidatos à presidência dos Estados Unidos que mais tiveram votos dos cidadãos, em 2016 e 2002, respectivamente. No entanto, eles não ganharam o pleito, devido ao modelo de colégio eleitoral dos EUA, com cada estado tendo seu peso eleitoral.

Ou seja, o candidato precisa ganhar a eleição dentro dos estados, de modo que contabilize mais votos no colégio para ser eleito contra o seu rival. Não precisa ganhar no voto popular, diferente do modelo brasileiro, por exemplo. Um exemplo foi em 2016, o presidente Donald Trump ganhou 304 votos na disputa e Hillary Clinton 227. Mas a ex-secretária de Estado contabilizou 65 milhões de eleitores ante 63 milhões do atual presidente.

Essa e outras dúvidas devem surgir nos próximos meses sobre o pleito, como: quais são os estados decisivos (‘swing states’, no original em inglês); o que é o sistema bipartidário; quais são as bandeiras do presidente Donald Trump e do seu rival, Joe Biden.

Para esclarecer essas questões, a ONG iCivics criou o Win The White House (Android, iOS), um jogo criado para educar estudantes sobre como funciona o processo eleitoral norte-americano. O game coloca o usuário no papel de um candidato presidencial, da pré-candidatura dentro de um dos dois partidos, até a disputa aberta.

Com versões em inglês e espanhol, o jogo simula de forma simples a disputa eleitoral. O usuário precisa defender seus argumentos políticos, angariar fundos, fazer campanhas de TV, visitar estados e realizar pesquisas de opinião. Sempre calculando os votos no colégio eleitoral.

Além do Win The White House, a iCivics tem outros games que explicam o modelo e o momento da política e sociedade norte-americana, tais como:

– Cast You Vote (Android, iOS) que ensina o estudante a ser um eleitor mais consciente;

– NewsFeed Defenders (Android, iOS) que educa sobre as diferenças de notícias de qualidade versus fake news;

– e o Executive Command (Android, iOS) que mostra como funciona todo o processo de criação de leis e gestão presidencial.