Nas últimas duas semanas, o grande tema geopolítico de 2020 começou a ganhar foco nas conversas das redes sociais: as eleições para presidente dos Estados Unidos. O começo das eleições deu-se com as convenções dos dois principais partidos que disputam a Casa Branca: os democratas, que apresentaram na última semana Joe Biden como postulante ao cargo; e os republicanos, que apresentam nesta semana o presidente Donald Trump para a reeleição.

Se você tem um conhecimento legal em inglês e quer acompanhar a eleição em uma mídia de confiança, a CBS News (Android, iOS) liberou o sinal para o resto do mundo. Agora os usuários do mundo todo podem acompanhar as notícias da eleição e dos EUA em tempo real. Basta clicar na opção CBSN Live, o app funciona igual a qualquer serviço de vídeo e streaming.

E se você não entende tanto do idioma, mas pretende aprender, o app tem a função de closed caption. Desse modo, o usuário pode acompanhar a fala e ler o texto em inglês no ato.

O aplicativo da CBS News ainda tem vídeos das matérias em destaque e matérias em texto. Tanto os textos como os vídeos podem ser jogados para outros dispositivos, como Smart TVs e TVs com Chromecast ou Apple TV.

As convenções dos partidos são um fenômeno que tem ficado forte desde a eleição de Barack Obama em 2008. Contudo, não é fácil acessar informações das eleições em tempo hábil.

As TVs brasileiras não acompanham em tempo real a cobertura. A bolha das redes sociais traz informações dos candidatos que mais gostam e, obviamente, elas caem na polarização política sem falar das propostas reais de cada um. Além disso, nós – brasileiros – não tínhamos acesso direto e ao vivo aos principais e mais fidedignos meios de comunicação dos Estados Unidos. A única alternativa até então era acompanhar pelas redes sociais dos partidos.

Vai por mim: você não vai querer acompanhar os delegados do partido de cada um dos 50 estados dos EUA apresentando o seu voto. Na convenção democrata, eu parei de assistir na apresentação de Rhode Island. O superdelegado do partido apresentou o voto em Biden com um prato de camarão apimentado em mãos.