Virada de ano e pandemia do novo coronavírus. Quem precisava comprar mesa de trabalho e cadeira gamer já comprou. Agora começará a mania de reformar a casa durante a crise e o distanciamento social. O ruim é o fato de, na maioria das vezes, as pessoas fazerem essas reformas com as próprias mãos. Ou seja, sem conhecimento do tema e sem a ajuda de um profissional como pintor, eletricista ou mestre de obra.

O resultado pode ser muitas vezes uma obra ruim e a vizinhança nervosa pelos constantes barulhos de martelos e furadeiras. No meu caso, o barulho do morador de cima mostra que ele tenta uma reprodução da Capela Sistina no banheiro, e o vizinho do andar abaixo, uma escultura de Rodin na cozinha.

Para não ter resultados ruins e saber como se planejar na mudança de ambiente, a iCanDesign tem o aplicativo Planejador de Quarto (Android, iOS). Este app usa realidade aumentada e imagens em 2D e 3D para simular a instalação de mobílias e novas decorações no recinto.

Embora seja sobre quarto, o app serve para simular a instalação em qualquer cômodo da casa, como banheiro, lavanderia e sala. Por meio da câmera, o usuário tira fotos e o app mede o espaço. Se o consumidor não quiser renderizá-la, é possível escolher um modelo de ambiente pré-produzido pelo app.

Outros diferenciais são as possibilidades de pintar uma parede, colocar azulejo e simular a instalação de móveis, com base em produtos da Ikea. Ao todo, o app possui mais de 5 mil mobílias em seu banco de dados. Nota-se que o app é o mais fluído desta categoria.

O aplicativo é gratuito, mas tem opções mais robustas com imagens em HD e calculadora para prever os gastos da reforma (a partir de R$ 44 por mês) e com fotos em 4K e exportação para 3DS Max para profissionais  (R$ 465/mês).