O YouTube é o principal repositório na Internet de vídeos e canais de produtores de conteúdo independentes. Mas há outras opções no mercado, com formatos mais limpos e mais leves, como o Dailymotion (Android, iOS).

Criado em 2005, o app é controlado pela multinacional francesa Vivendi e tem 300 milhões de usuários ativos por mês. Ainda bem longe do 1,9 bilhão que acessam mensalmente o YouTube, o Dailymotion tem suas qualidades.

Percebe-se que é um aplicativo mais limpo que o seu grande adversário. Não há publicidades em suas pesquisas, nem na tela principal ou na sugestão de vídeos na biblioteca, apenas dentro dos vídeos. Pode não ter a quantidade de vídeos e produtores do YouTube, mas é possível encontrar muitos vídeos antigos da TV – isso para os mais nostálgicos.

A busca do app francês também é ágil e entende com facilidade o que o usuário escreve. Por exemplo, se você procura um canal de uma pessoa ou empresa, ele mostra primeiro o canal e não os vídeos. Não houve necessidade de filtrar durante os testes. Outra vantagem é a usabilidade, como minimizar a tela sem reduzir a qualidade do vídeo.

Outra vantagem é poder parear o app de vídeo para retransmissão no Google Chromecast, Apple TV ou Xbox.

Contra

Por outro lado, o Dailymotion tem seus problemas. Não há qualidade de imagem acima de 480p, como 720p e 1080p. E a publicidade nos vídeos é mais veiculada em dispositivos Android do que em iOS – se considerar vídeos similares vistos nas duas plataformas.