Mudar de convênio de saúde nunca é fácil. Tem uma série de nuances e meandros de contratos que dificultam (prazer, Brasil), como o fato de que para não ter carência precisa migrar com uma portabilidade que não é tão fácil como àquela que vemos no setor de telecomunicações. Se o consumidor começa em um convênio, hoje, a melhor ferramenta que tem em mãos é o app. É o meu caso, passei a ser um cliente da Amil (Android, iOS) em maio deste ano e o aplicativo tem sido meu principal companheiro.
O app me oferece acesso rápido na tela inicial logo após o login a guias e tokens das consultas, acesso à rede credenciada (ainda bem que não preciso ter mais aquele livrinho), posso pedir consulta de telemedicina, agendar consulta presencial. Assim como ver o meu histórico de saúde e pegar uma versão online da carteira – menos uma coisa na minha carteira, 2×0 do digital contra o físico.
Mas uma função e informação que é simples, mas é bem importante no app e que fica no alto da tela: o nome do plano contratado. Veja, é muito comum ligar para a consultoria e perguntar para a recepcionista se o local atende o seu convênio, mas hoje, com todas as ramificações que se têm, as clínicas e consultorias não atendem simplesmente ‘Amil’, ‘Sulamérica’, ‘Bradesco’ e sempre um nome extra, tipo ‘Gold Apartamento’, ‘Exato Enfermaria’ ou um código XYZ. Como o app da Amil traz isso na tela inicial, o cliente já pode informar para clínica o seu plano.
Se o cliente tem mais de um plano, por exemplo, dental e médico, ele pode alternar na aba de carteirinha.
Amil com LGPD e mais informações no app
Outra função bem interessante é na rede credenciada, ao escolher uma especialidade que seja ‘por localidade’ ou ‘próximos a mim’ (quando está pré-cadastrado um endereço), o usuário clica no card da clínica e pode ver as informações principais, endereço, site, telefones e WhatsApp (sim, assim como tudo hoje em dia, a conversa com clínicas e consultórios é mais ágil no mensageiro). Também é possível clicar no mapa e o app da Amil pede para abrir o endereço em algum app de navegação que o consumidor tenha em seu celular.
Ainda na tela principal, o app ainda tem informações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a explicação de que os dados pessoais do cliente são protegidos por esta norma. Novamente, é algo que parece banal, mas é importante é dá segurança ao consumidor.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA