A saúde é algo que está no nosso dia a dia. Claro, todo mundo quer devices de última geração, equipamentos bonitos, que captam informações que antes precisaríamos de um médico ao lado para informar, como pressão arterial, batimento cardíaco, entre outros. Mas no dia a dia, a realidade é que precisamos de alternativas rápidas para tarefas corriqueiras.

Não dá mais para ficar ligando para clínica, laboratório e hospital para marcar exames e consultas. Os apps estão aí para facilitar isso. É o caso do Nav (Android, iOS), um app compatível com os laboratórios do grupo Dasa: Lavoisier, Delboni, Salomão Zoppi e Alta, entre outros tantos no Brasil.

Inicialmente, fiz o cadastro pelo site, mas é possível atualizar as informações de saúde, pessoais e do convênio via app. Após adicionar os dados cadastrais e fazer o login, o usuário pode optar por colocar senha ou biometria, como o Touch ID da Apple ou leitor biométrico no Android.

Dentro do app, o usuário consegue agendar os exames por disponibilidade de data, horário e unidade do grupo (conforme a cobertura do plano, se não for particular). Também pode ver o histórico dos exames realizados no grupo e, em outra aba, a plataforma mostra os próximos exames agendados. Tem as opções de exame, consulta e vacina, mas utilizei apenas a funcionalidade de exames laboratoriais e de imagem.

Quando é exame laboratorial, basta clicar na data do exame realizado, na tela do aplicativo, e ele mostra os dados principais do exame, é possível baixar como arquivo, compartilhar ou baixar o laudo completo. Se a pessoa tiver outros exames anteriores, há um ícone de comparativo. Nele, o usuário pode comparar o histórico de glicose no sangue, por exemplo. E quando é exame de imagem, funciona do mesmo modo, mas a diferença é que mostra a imagem (como em uma tomografia) e o laudo médico. Mas não tem a opção do evolutivo.

Simples de usar, o principal diferencial é uma coisa bem simples: o envio dos exames e laudos. Isso ajuda quando o usuário precisa falar com o médico, seja à distância via telemedicina ou pessoalmente. E assim não precisa levar aquele calhamaço de papeis ou chapas de raio-X ou tomografia.

Bem, se 10% dos brasileiros saem de casa sem levar carteira, como demonstrou pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil em maio, estou em uma camada da população que não leva mais exame para o consultório, pois envio por e-mail. Mas ainda saio de minha humilde residência com a carteira.