A dica de aplicativo desta semana é de um dos candidatos ao prêmio Seleção Mobile Time do ano passado, a healthtech Beep Saúde (Android, iOS). Recentemente, testei o app para alguns exames de sangue de – mas conhecia parte da equipe domiciliar, uma vez que eles atenderam alguns vizinhos que precisavam fazer teste de Covid-19.

Da última vez que conversei com o CEO e fundador, Vander Corteze, o app estava começando a entrar na jornada de convênios. Agora está bem avançado com o onboarding bem similar aos apps de grandes bancos.

Antes de entrar no app, o usuário precisa ter em mãos o número da carteirinha do convênio, a guia do exame e o RG. No cadastro, o usuário escolhe o convênio, preenche suas informações cadastrais e tira a foto do RG pelo app. Na sequência, o paciente coloca o arquivo com a guia do exame no app e seleciona data e horário.

No dia do exame, a enfermeira que faz a coleta envia uma mensagem confirmando a visita e envia um mapa por WhatsApp. Após o exame, o resultado é enviado por WhatsApp, e-mail e fica no próprio aplicativo.

Como explicou a enfermeira no dia do exame, o atendimento é bem humano e não tão frio e, talvez por isso, o ideal seria manter todo o fluxo de conversa no app (ou pelo menos dar a opção de ficar só no app). Outra coisa que seria interessante é a utilização de selfie no onboarding do app, ou seja, uma camada extra de segurança.

Ainda assim, o app da Beep é um dos mais leves, com um dos melhores atendimentos em saúde e que busca estreitar o relacionamento com o paciente, da navegação simples ao curativo próprio da marca.

Não entrei tanto na parte de vacinas e exames particulares. Em imunizante, ainda não testei, mas tem uma opção muito boa que permite ao usuário tirar uma foto de sua carteira de vacinação e o time da Beep avisa se tem alguma injeção que a pessoa precisa tomar. E em exames particulares, a pessoa pode colocar o seu cartão de crédito e pagar pelo exame, mas não foi meu caso, pois fui pelo convênio.