Recentemente, publiquei uma avaliação do aplicativo Super Comics. Esse app é um daqueles oferecidos pela operadora do meu plano de dados. Hoje falarei de outro app que está no pacote, mas é pouco divulgado, o Paramount+ (Android, iOS). Tive um primeiro contato com a plataforma também em outro review de app, do Watch Brasil.

Agora usei o streaming de vídeo em sua plenitude.

A Paramount Global, empresa que controla o app, tem um dos melhores acervos de filmes, séries e música no mundo hoje. Por exemplo, a empresa é dona da MTV e possui shows exclusivos como os acústicos clássicos de Alicia Keys, Elton John, Paul McCartney e Pearl Jam. Tem ainda o documentário da apresentação do Oasis em 1996 em Knebworth, Reino Unido (assista ao trailer acima), que colocou a banda inglesa no patamar de uma das melhores da história. Ou até a emocionante homenagem ao baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, que morreu neste ano.

Isso estou falando só em música, uma carência que muitos serviços de streaming estão tentando suprir.

Filme há destaques como: a trilogia de O Poderoso Chefão; Traffic; Pulp Fiction; Cães de Aluguel; Jogos Mortais; Tá Chovendo Hambúrguer; Gangues de Nova York; Cidade de Deus; e até o clássico da sessão da tarde Conta Comigo.

Também tem todo o acervo de South Park. Séries novas e exclusivas, como: The Offer; First Lady; RuPaul Drag Race; Star Trek; Halo; Yellowstone (a mais assistida nos EUA no último ano); e Super Pumped; além das nacionais A Culpa é do Cabral; e Adriano, o Imperador.

Problemas e acertos

Se o acervo é único do Paramount+, o app tem alguns pontos positivos e negativos em sua usabilidade. O primeiro problema é no acesso. É comum o aplicativo pedir a senha e, mesmo assim, o usuário não conseguir entrar. Acontece de o usuário precisar insistir várias vezes para acessar o streaming.

Outra questão que precisam resolver são os botões. Por exemplo, ao escolher a obra não há um botão claro escrito “play” ou “assista”. Há, sim, um botão, mas ele parece um limão cinza com um traço no meio.

No reprodutor de vídeo, um ponto positivo é que ele é simples, com cinco botões: acelerar 10 segundos; play/pause; voltar 10 segundos; legenda/áudio; e conectar a outro dispositivo; e linha do tempo. O lado ruim é que não há muita informação de qualidade de vídeo, é alta ou baseada na velocidade de Internet, algo que só aparece nas configurações.

Também é comum ter obras sem legenda em inglês, apenas português e espanhol.

E uma crítica ao acervo, algumas obras não chegam completas. É o caso de uma série norte-americana que acompanho há algum tempo, Seal Team. Prestes a começar a sexta temporada nos EUA neste mês de setembro, a série chegou semana passada ao app com apenas três temporadas.