Maurício Almeida, CEO e cofundador (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

No último mês de junho, a Watch Brasil (Android, iOS) apresentou seus planos de crescimento no Brasil, além de duas novas parcerias com Paramount e NewCo, do Grupo Bandeirantes, em complemento a outras parceiras já existentes, como com HBO Max.

Com todas essas marcas e mais 50 canais de TV, a companhia do app quer ser “o maior hub de entretenimento do mercado brasileiro” e chegar aos 2 milhões de clientes até o final deste ano. A principal linha de crescimento da empresa é na oferta desse hub para provedores de Internet que precisam incrementar suas receitas e reter clientes.

Mas como é seu app?

A plataforma permite assistir em até quatro telas simultaneamente. Ou seja, quatro dispositivos diferentes com quatro perfis diferentes. A plataforma pode ser assistida em celular, tablet, PC, Chromecast, além de TVs Smart de Samsung, LG e Android TV Sony, Philco, TCL e AOC.

O seu player de reprodução é simples e tem poucas funções: play, pause e espelhamento para a TV. Em alguns casos, o aplicativo permite trocar idioma e legenda. Mas não tem ferramentas mais avançadas, como voltar um programa ao vivo da TV do zero ou escolher a qualidade de vídeo – embora sua reprodução seja muito boa.

Se o player tem poucas funções tecnológicas, a ideia da plataforma é ser de fácil uso pelo consumidor, uma vez que esse cliente (maioria classe C e D) começou a entrar neste universo por causa da pandemia do novo coronavírus. Vale lembrar, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil do começo deste ano aponta que o uso de serviços pagos de vídeo tem penetração maior nas classes A e B (75%) do que nas classes C, D e E (62%), e é maior também entre os jovens de 16 a 29 anos (70%), do que entre as pessoas de 30 a 49 anos (64%) ou com 50 anos ou mais (57%).

Um exemplo de facilidade que a plataforma entrega ao telespectador é o fato de o usuário não precisar baixar o app do Paramount+ para acessar todo o seu conteúdo. A busca e a reprodução de séries e filmes é feita diretamente no Watch Brasil.

Também há opção para alugar filmes que estavam há pouco tempo nos cinemas.

Embora ainda haja melhorias técnicas que podem ser feitas, Watch Brasil é um bom app de entrada no mundo do streaming de vídeo para o consumidor brasileiro.