Super Comics

Se você é usuário de planos pós-pagos, controle ou de Internet Fixa, faço, aqui, a mesma questão que me ponho toda vez que pago a conta: você sabe todos os benefícios que possui o seu plano? Recentemente, um app que descobri, gratuito, no meu plano móvel da Vivo é o Super Comics (Android, iOS).

Produzido pela Monetto Lab, este app é um serviço de conteúdo de entretenimento com histórias em quadrinhos. Além de Vivo, uma série de operadoras e provedores de Internet oferecem o app aos seus consumidores, também de graça. Caso a pessoa não tenha acesso ao app via operadora, a sua assinatura sai por R$ 13 na Google Play ou App Store.

O seu portfólio é vasto. Tem quadrinhos de personagens que são mais do momento, como ‘Rick and Morty’, clássicos como ‘Turma da Mônica’ e temas mais adultos como ‘Miss Davis’, a biografia em quadrinhos da ativista Angela Davis.

Com o Super Comics, o usuário pode buscar por obras, adicionar nos favoritos em sua lista e, quando quiser ler, deve fazer o download do quadrinho. Assim poderá ler em seu dispositivo quando estiver sem Internet, por exemplo. O formato de leitura do quadrinho no celular é fluido. Inclusive, se o usuário fecha o app, quando voltar, a obra estará na página em que parou.

A usabilidade é simples – como em um gibi. Basta deslizar o dedo para direita ou esquerda para mudar de página (para frente ou para trás) e pinçar para dentro ou fora para dar zoom.O leitor ainda pode escolher o trecho que deseja ler clicando no botão ‘páginas’. Se desejar, há o modo de zoom automático que é ativado ao clicar em ‘Super Zoom’.

O lado ruim é que a página não preenche toda a tela – fica com duas barras pretas – como um filme – e o app peca por não ter obras mais adultas, como os quadrinhos de Joe Sacco. O foco fica muito no universo infanto-juvenil.