Já estava na hora de os classificados impressos se modernizarem, pois estão perdendo espaço rapidamente para as versões web. O Infoglobo tratou de juntar os classificados dos jornais O Globo, Extra e Expresso em um app para iOS. A busca é fácil e rápida, graças a uma boa segmentação dos temas e simplicidade gráfica. Primeiro se escolhe o produto (imóveis para compra e venda, imóveis para aluguel, empregos e negócios, veículos ou outros produtos e serviços). No caso de imóveis para compra, a fase seguinte é escolher a região da cidade, depois o bairro e, por fim, o número de quartos. Em quatro cliques se visualiza uma lista de anúncios que no jornal impresso levaria talvez alguns minutos para serem encontrados, além dos dedos sujos de tinta. Outra vantagem sobre a versão impressa: é possível marcar os anúncios favoritos para encontrá-los de novo mais tarde. Quem já procurou imóveis sabe o quanto isso é prático. Quando comprei meu apartamento, costumava recortar e colar os anúncios que me interessavam em um caderninho, onde tomava anotações depois de cada visita. O app também permite o compartilhamento rápido por email e a realização de um telefonema para o anunciante com um clique.

Minha única ressalva quanto a este app se refere justamente à característica que mais me chamou a atenção quando do anúncio do seu lançamento: o uso de realidade aumentada. Na teoria, a ferramenta permite que você aponte a câmera do celular para um anúncio e receba em seguida informações multimídia extras sobre o produto, como vídeos ou fotos. Nesses primeiros dias após o lançamento, não encontrei nenhum anúncio que gerasse essa interação. Claro que não procurei em todos. Se havia algum, faltou incluir algum tipo de símbolo que indicasse a interação. Se não havia mesmo nenhum, falta estimular os anunciantes a usarem a ferramenta.

A ferramenta de realidade aumentada é fornecida por uma empresa terceira, chamada "Aurasma". Quando se clica no botão "interatividade", o usuário é levado para uma interface com identidade visual completamente diferente daquela do app dos Classificados. Parece outro app dentro do app. E, na prática, é isso mesmo: através dele é possível até mesmo criar uma interatividade de realidade aumentada com um anúncio do Globo ou com qualquer outra imagem à sua volta. Mas o que eu queria mesmo, ou seja, anúncios com interatividades reais, criadas pelos anunciantes, não encontrei. Talvez o mercado ainda não esteja preparado para isso. É uma questão de tempo, mas quem oferece o serviço tem que estimulá-lo. Senão vira uma ferramenta desnecessária.

O app também está disponível para Android, mas neste não há a opção de realidade aumentada.