Telas do stats.fm (reprodução: stats.fm)

Falta um mês para lista mais importante do ano. Não estou falando da lista de Natal para Papai Noel com nomes dos produtos escritos pelas crianças em garranchos, como ‘PS5’ e ‘Nintendo Switch’, para os seus filhos te levarem à falência. Tampouco das resoluções de 2024. E muito menos dos descontos com a sobra da Black Friday –, aliás, fica a dica. A lista mais importante do ano é a relação de músicas e podcasts mais escutados pelos usuários do Spotify em 2023.

É nessa mesma época também que as pessoas começam a divulgar suas listinhas com as músicas mais ouvidas. Está preparado para ver aquele stories do seu amigo que ouviu repetitivamente e chorou com ‘Now and Then’, dos Beatles, e a voz remasterizada e trabalhada com machine learning de John Lennon, a partir de uma fita cassete de mais de 40 anos anos atrás? Ou aquele seu outro primo “diferentão”, que sempre escuta umas bandas para mostrar que ainda tem espírito xovem, mas não consegue dar um pique até o mercado, porque fuma dois maços de cigarro por dia – ‘vermelho, sem filtro’?

Mas se você quer se adiantar às tendências, uma dica que dou é baixar o stats.fm (Android, iOS) e integre-o ao Spotify ou Apple Music. O aplicativo oferece as estatísticas de consumo de música nesses apps de streaming de áudio, apresentando uma prévia das listas de música chegarem aos stories. De acordo com seu site, a plataforma tem 13 milhões de usuários, 32 bilhões de streams, 7,7 milhões de artistas cadastrados, 115 milhões de áudios e 17 milhões de álbuns, além de 1,1 milhão de assinantes.

Em sua versão gratuita, o aplicativo traz: lista com os gêneros mais escutados; estatísticas; possibilidade de seguir amigos e conhecer pessoas com gostos similares na função ‘Almas Gêmeas’. Também é possível criar uma lista musical com as mais ouvidas e definir tamanho mínimo, além de ordenar por minutos ouvidos, número de reprodução e deixar sincronizada com IA para adicionar novas músicas automaticamente.

O usuário pode ainda ver os gráficos globais e ver o que amigos ouvem – sim, o mundo está viciado em Taylor Swift.

O lado ruim, não tem conexão com Tidal e nem Deezer, além de não contabilizar os podcasts – apenas músicas. A versão gratuita é bem poluída com muitas publicidades, deixa ver apenas 50 músicas, não mostra os álbuns mais ouvidos e não mostra o alcance total de seu histórico musical (apenas quatro semanas, seis meses e até o ano passado), o que é ruim para usuários antigos do Spotify. Eu uso desde 2014, por exemplo.

Ainda assim, o stats.fm é ótimo para viciados em suas músicas e sua assinatura única de R$ 30 até pode valer. Mas se preferir, você pode usar o app para ter um ‘spoiler’ do seu ano musical.