Um dos serviços de áudio digital mais antigos do Brasil e ainda em ativa é da Vagalume.FM (Android, iOS). No Mobile Time, temos matérias datando de 2013 sobre a rádio online e do seu app de 2016, mas a empresa é muito mais antiga. Desde 2002, a Vagalume Mídia existe com o site Vagalume que traz notícias, letras de música, cifras e biografias.

Mas antes de entrarmos na análise, um ponto importante é dizer que este app é uma rádio online, não um streaming. Ou seja, o usuário da Vagalume.FM não pode entrar na página de um artista e escolher uma obra. Ou pesquisar por uma música e ouvir só aquela obra. Na rádio online, o consumidor pode ouvir músicas com base em playlists que são chamadas de “estações”.

Porém esse modelo tem algumas vantagens ante os streamings e mesmo em rádios tradicionais. Ao todo são mais de 100 listas de músicas que o usuário tem acesso – do gospel ao Bon Jovi. Em outras palavras, se o usuário quer ouvir um tema, um artista, mas não liga para a música que quer ouvir, vai direto nessa estação e o ouvinte tem um DJ pessoal. Outro ponto positivo é que, ao começar a ouvir uma lista de música, a canção começa a tocar do ‘zero’, ou seja, nada de pegar a música no meio e ficar com aquela sensação de “perdi”.

Além disso, o serviço da Vagalume tem funcionalidades de streaming com letra (original e traduzida), conexão com caixa de som e TV via Bluetooth, visualização da lista de músicas a serem tocadas e aquelas que foram executadas e não tem publicidade. Também tem ferramentas que permite gravar as músicas em uma lista própria que fica no device para ouvi-las offline. Também é possível fazer com as playlists.

O lado ruim, é que o app está sem atualização desde 2018 na App Store e Google Play – o que chama a atenção com tantos updates de segurança e melhorias de bugs, como acontece nos bancos. Ainda assim, o app é um dos mais fáceis de usar e suas ferramentas são bem atuais. Não dá para comparar com outros streamings produzidos no Brasil – principalmente em rádios. O Vagalume.FM é o mais avançado mesmo sem updates há quase cinco anos.

Não está em pé de igualdade com streamings globais. Não tem podcast, audiobook, trechos de vídeos. Mas é uma excelente alternativa nacional e gratuita.  Dá para colocar uma música em uma caixinha de som, tomar um mate gelado na praia e ser feliz. Algo que nunca fiz, mas podem fazer em meu lugar.

Imagem principal: tela do Vagalume.FM (divulgação: Vagalume Mídia)