Depois de ficar órfã do finado aplicativo brasileiro MateRate (avaliado aqui), precisei procurar por alternativas para encontrar com facilidade filmes e séries que gostaria de assistir, mas não sei em qual plataforma de streaming esses títulos estão. Conversa vai, conversa vem, me indicaram o JustWatch (Android, iOS), plataforma que ganhou aplicativo recentemente e que possui catálogos de mais de 60 plataformas de streamings – desde as clássicas Netflix, Amazon Prime, Disney+, Apple TV, a coisas que a gente nem sabia que existia no mundo, como Dekkoo, Magellan TV e Watchbar.

Pois bem, a JustWatch está presente em mais de 100 países e possui 20 milhões de usuários. Com sede em Berlin, também possui escritórios em Londres, Paris e Nova Iorque, a plataforma coleta dados dos usuários de seu app para entender os seus gostos. E, a partir da coleta desses dados, a empresa promove publicidade – a partir de trailers de filmes e séries – para os usuários de seus clientes – os estúdios, distribuidores e serviços de VOD.

OK, os caras são honestos e informam como usam seus dados.

A navegabilidade do app é simples. Você faz o login e escolhe de quais plataformas de streaming você quer ver o conteúdo. Escolhi as que tenho assinatura e o JustWatch me perguntou logo em seguida se gostaria de assistir a conteúdos gratuitos. Informei que sim e outras aplicações apareceram nas minhas preferências.

O app é um ótimo substituto do RateMate e até mais fácil de navegar por ele. Mas tem dois poréns que me incomodaram:

  • na aba “lançamentos”, o alerta de “novos episódios’ de uma série, vem em vermelho justamente sobre o título da série. Ou seja, se você não identifica a imagem, vai ter que clicar para entender do que se trata.
  • Alguns títulos estão em português e Portugal. Não é tão grave, mas é preciso ficar atento.

No mais, é possível montar sua watchlist e pedir para o JustWatch personalizar sugestões de filmes e séries a partir de uma seleção de títulos feita pelo usuário.