Acompanhar séries, filmes e seriados nos serviços de streaming de vídeo está cada vez mais difícil. Mas pior ainda é descobrir novas produções que agradem o gosto, acumulando ainda mais opções para assistir. Isso porque nem sempre as ferramentas de inteligência artificial dão sugestões de obras compatíveis com seu perfil. Uma solução tem sido as indicações no ‘boca a boca’, com familiares e amigos próximos. Mas pode dar errado, afinal, cada um tem seu gosto e suas preferências. Outra maneira de conseguir dicas pode ser usar um serviço como o aplicativo MateRate (Android, iOS).

Ao entrar no app, o usuário se registra e informa quais são os seus filmes favoritos. A seleção é bem apurada – são mais de 250 filmes para avaliar –, mas não é necessário classificar todos. O aplicativo usa essas informações para oferecer filmes, séries, documentários e até ingressos de cinema (leva direto para o carrinho de compras da sala de cinema).

Totalmente adaptado para o português, o app reúne informações do acervo dos principais serviços de streaming em um lugar só; inclusive de players locais como Looke, Vivo Play, Oi, Play, Now, e globais como HBO GO, Netflix e Amazon Prime.

O MateRate tem funções bem interessantes para qualquer fã de séries e filmes, como comparar o preço dos serviços de streaming ou aluguel de filme online, criar uma lista de filmes e séries favoritas, ver trailers (mesmo de filmes antigos) e combinar perfis com amigos que estão no Facebook.

Outra ferramenta bem relevante é uma solução que foi tirada do Netflix, a sugestão de filmes e séries baseadas no perfil de seus amigos. Admito que é muito legal ver o que meus amigos veem. No app ainda é possível ver a nota de cada obra no IMDB e suas críticas mais recentes no NY Times ou The Guardian.