Desculpem-me os fãs de live de sertanejo universitário, mas, hoje preciso dar espaço a uma nobre vertente da música: a ópera. Sim, um estilo de canto que não tem nada de elitista e que surgiu na virada do século XVI para o XVII, mas que teve grandes gênios como Mozart, Wagner, Rossini e até o brasileiro Carlos Gomes como expoentes.

Uma das alternativas para entrar neste universo é o app de uma das melhoras casas de música lírica do mundo, o Met Opera On Demand (Android, iOS), da Metropolitan Opera de Nova Iorque. Se você deseja conhecer as produções, entender um pouco o trabalho que há por trás das obras ou simplesmente variar o estilo musical, o app da casa de ópera nova-iorquina é bem completo.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o app disponibiliza uma ópera por semana para ser assistida de graça. O conteúdo tem a marcação em rosa “Free Preview”. Não é preciso criar login e senha para assistir à reprodução dos vídeos. As obras estão em alta definição e o player possui legendas (em inglês na maioria, mas algumas em português), assim, é possível entender a história.

O único ponto negativo é a instabilidade para carregar vídeos.

Agora, se gostar do app, uma alternativa interessante pode ser a assinatura mensal de US$ 15 com cartão de crédito internacional. Aos assinantes, o Met disponibiliza mais de 600 apresentações em vídeo desde a década de 1970 até os tempos atuais, além de 400 gravações de rádio desde 1935.