Acompanhar o mercado mobile não é fácil, em especial no Brasil. Há muitas informações e aplicações que, por vezes, ficam desencontradas ou chegam com atraso. Lógico, nós fazemos um trabalho no Mobile Time para sintetizar todas as informações de modo que qualquer pessoa consiga entender este segmento tão importante para a economia digital no Brasil e no mundo. Publicamos matérias com relatórios densos das principais empresas de análise, o guia de Uso de Apps no Brasil + Guia de Serviços para Apps feito em parceria com a Opinion Box, e mantemos atualizado os dados da Previsão de Tempo Móvel. Mas é muito comum leitores e fontes do nosso noticiário pedirem dados simples, como ranking de aplicativos móveis mais baixados no mês. Neste caso, uma opção bem simples e acessível para qualquer usuário é o aplicativo da App Annie (Android, iOS). Talvez a principal empresa de análise do mercado de apps mobile no mundo hoje – rivaliza com a Sensor Tower, Apptopia e AppsFlyer –, o app da companhia norte-americana traz informações simples para agregar conhecimento a qualquer pessoa, do desenvolvedor ao curioso.

A App Annie mostra em seu aplicativo os rankings de apps mais baixados por diversas categorias. Seja por loja de aplicativos, dispositivo, pago ou gratuito, gastos por usuário, país, região, categoria e data (até três meses atrás). Além disso, o app também dá acesso ao blog. Todas essas informações são de graça, porém em inglês.

Fato é, como usuário antigo, devo dizer que desde o começo do ano o aplicativo vem melhorando bastante em sua usabilidade e na disponibilização das informações. Antes era bem estático.

Agora, se quiser informações mais específicas, como os principais apps em volume de downloads, reviews de usuários, os principais desenvolvedores, ou aplicativos mais usados, é preciso assinar um plano premium que pode variar de contrato para contrato (não tem plano fechado). É possível adicionar o seu app para ter uma comparação com seus rivais e ter uma visão compreensiva da aplicação.