O Dieta e Saúde pode ser a opção para aqueles que nesta segunda-feira resolveram colocar em prática o antigo projeto de perda de peso. O aplicativo aparece sempre no topo das indicações da App Store na categoria Saúde e Fitness e conta com mais de 200 avaliações dos usuários que se dizem, na maioria dos casos, satisfeitos.

O primeiro passo do aplicativo é a avaliação, em que o usuário informa a altura e o peso atuais e indica quanto gostaria de pesar no futuro. Com esses dados, o Dieta e Saúde apresenta o atual Índice de Massa Corporal e aquele considerado ideal. Diz também em quantos pontos deve estar baseada a dieta e em quantos meses ela deverá ser feita.

O Dieta e Saúde apresenta uma extensa tabela de alimentos pontuados, mas não informa quantas calorias possuem. Alimentos que são classificados com menos pontos são menos calóricos (e, em geral, mais saudáveis) do que aqueles que têm mais pontos. Ao decidir o que comer, o usuário acrescenta o alimento em uma das sete refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite e lanche extra) do Contador de Pontos do aplicativo e acompanha quantos pontos já foram utilizados no cardápio escolhido. É possível também acompanhar a evolução da dieta, bastando informar o peso atual, que será comparado com o inicial.

O aplicativo não oferece nenhum cardápio com sugestão de refeições saudáveis. A ideia é que o usuário possa escolher livremente os alimentos que deseja consumir de acordo com os pontos indicados pela dieta. Desse modo, espera-se que os usuários escolham mais alimentos saudáveis (com menos pontos) a fim de completar a sua meta diária. No entanto, nada garante que o usuário prefira consumir mais pontos em um chocolate, por exemplo, abrindo mão de uma de suas refeições para cumprir sua meta diária. Isso indica a maior fragilidade desses aplicativos para emagrecer: não contribuem para a reeducação alimentar do indivíduo.

Link para Dieta e Saúde na App Store

Link para Dieta e Saúde na Google Play