O Q Book é mais um da aparentemente interminável lista de bons apps lançados pela rede de comunicação britânica BBC. A coisa aqui é bastante simples: todos os serviços de notícias da BBC (manchetes, mundo, esportes, celebridades, etc), reunidos em um único app sob a forma de um belo livro virtual.

A usabilidade é boa e simples. Uma vez instalado, o app abre com uma página rósea, semelhante ao estilo dos livros antigos de capa dura. Clicado em cima da capa, passa-se à primeira página, e aí começam a se suceder os “capítulos”, que correspondem aos diferentes cadernos de notícias da BBC. As notícias ficam expostas em pequenos tijolos, divididos em 12 por página, e podem ser acessadas com um simples clique. Um ponto negativo é a falta da funcionalidade de acessar as notícias offline: ao escolher a notícia, o usuário é direcionado ao site da BBC, e só lá pode ler o artigo que escolheu.

Na barra inferior, há apenas três ícones. Um para atualizar as manchetes, e outros dois para avançar e retroceder às sessões de notícias. Há ainda a opção de passar as páginas arrastando o dedo, como em um livro tradicional, mas esta não funciona muito bem. O app é simples e bonito, e interessa àqueles que desejam reunir todo o enorme acervo espalhado nos apps da BBC em um único local. Mas peca pela escassez de funcionalidades, o que torna a experiência do usuário um tanto quanto limitada.

Link para BBC News Qbook na Google Play.