Imagine um YouTube sem propaganda, sem vídeos ruins, baseados em seu gosto. Pois é, esse aplicativo existe: é o YouTube Music (Android, iOS). O algoritmo do app de música é mais funcional que a versão principal de vídeos, influenciada pela audiência – o que não significa qualidade.

De acordo com o Google, o serviço tem 70 milhões de faixas musicais de diversos gêneros. Também não tem anúncios, permite tocar música em segundo plano, baixar músicas e videoclipes e tem letras de músicas. Mais recentemente, o player musical ganhou a opção “Mix”, que sugere músicas ao usuário. Também tem uma área “explorar” para conhecer novos artistas e as músicas de sucesso.

O app não perde em conteúdo musical para outros players de streaming. Inclusive, reproduz vídeos e músicas que não têm na concorrência. Por outro lado, sinto a falta de podcasts na plataforma.

O reprodutor de música pode exibir um vídeo ou ter uma imagem parada e apenas a música, se clicar no botão “música/video” no alto da tela. Mas o importante é que tem uma opção de “relacionadas”, que mostra as obras mais próximas daquela que está sendo executada.

Em suma, o YouTube Music é similar a outros streamings de música, porém sem podcasts. Esse é app é mais indicado para quem está acostumado e aproveita bem o ecossistema Android, com dispositivos como Chromecast, Nest Audio e Android TV.

Vale dizer que testei o YouTube Music com o Google Nest Audio. Me chamou a atenção que ele perde bem pouco o pareamento com o celular, em comparação com o Spotify.