Recentemente, a Anbima atualizou o seu aplicativo para educação para o mercado financeiro e de capitais. O app ANBIMA Edu (Android, iOS) tinha diversas reclamações dos usuários sobre problemas de travamento de vídeos, falhas, problemas de fluidez. Em janeiro deste ano, o app recebeu o update com melhorias dos problemas, além de novas jornadas de ensino.

Criado em 2022, o ANBIMA Edu traz conteúdos para ajudar uma pessoa a entender os diversos aspectos do mercado de capitais. O seu principal chamariz é que são microcertificações e que o consumidor pode estudar de acordo com a sua rotina – como a maioria dos apps de Moocs –, mas o app é mobile-only e gratuito.

Mais importante, o app tem conteúdos que podem ajudar usuários a se preparar para Certificações Profissionais da ANBIMA (CPA), como CPA-10, CPA-20 e CEA. Tais certificações são vitais para um profissional atuar no mercado de investimentos.

Entre os temas das jornadas há cálculo financeiro, previdência privada, ética, perfil de quem investe, descomplicando a renda variável, economia na prática e estatísticas no mercado financeiro. Cada jornada tem trilhas, que são os vídeos curtos que passam o ensinamento, no final tem um resumo e uma prova chamada de ‘desafio’.

Ao terminar todas as trilhas, a jornada termina e o usuário recebe a microcertificação. Assim como é praxe do mercado, o usuário pode adicionar essa certificação em seu perfil no Linkedin.

Imagem principal: Arte feita por Nik Neves para Mobile Time