Divulgação da transmissão foi definida de última hora no dia do jogo, terça-feira, 13

Na última terça-feira, 13, o Brasil derrotou a seleção do Peru por quatro gols a dois pelas Eliminatórias da Copa do Mundo masculina de 2022. O resultado foi importante e emblemático por diversos motivos: Neymar fez hat-trick (quando um jogador marca três gols em uma partida) e chegou a 64 gols, passando Ronaldo e agora está atrás apenas de Pelé na artilharia histórica do escrete; o Brasil empatou e virou o placar, duas vezes, na altitude de 1,5 mil metros de Lima; e a tecnologia do VAR entrou em campo mais de uma vez para definir lances cruciais.

Mas é preciso dar um passo atrás e lembrar que, pela primeira vez em três anos, a TV Globo não transmitiu a partida. Isso ocorreu por falta de acordo pelos direitos dos jogos. Com isso, o torcedor tinha  três opções para assistir aos jogos: o app pago (R$ 14) EI Plus da Turner; o canal da CBF no YouTube; e a TV Brasil.

Dito isso é importante dar a dica para os usuários que há um aplicativo de streaming com a programação sob demanda e ao vivo da TV estatal. É o app TV Brasil Play (Android, iOS). No app, há séries, filmes, shows, concertos, conteúdo infantil é programas de notícias, mas muitos conteúdos são antigos.

Interessante dizer que, ao selecionar algo da programação on demand ou acompanhar uma transmissão ao vivo, o usuário pode escolher a qualidade do vídeo, em 1080p, 720p, 480 ou 240p. Mas a inovação para por aí, pois não há legendas, não consegue parear por Chromecast ou SmartTV, a opção de ver vídeo na vertical – funciona apenas na horizontal – ou opção para consumo de dados na rede móvel.

Enfim, o próximo jogo da seleção é em novembro. Até lá não se sabe se os jogos voltarão à Globo, se continuarão na TV Brasil ou vão para outro canal de TV aberta. Em todo caso, o app TV Brasil fica como alternativa para quem gosta de acompanhar os jogos da seleção, mas não está perto de uma TV e não pode pagar pelos R$ 14 por mês do EI Plus.