Para um casal, uma das piores traições é descobrir que sua alma gêmea assistiu ao seriado favorito da dupla escondida da outra cara metade. O crime poderá render sanções como brigas, DRs sem fim, política do silêncio ou todas as alternativas anteriores. Para aliviar a barra de muitos, ou simplesmente para assistir algo com uma pessoa querida que está longe, porém virtualmente perto, nasceu o Rave – Assiste Juntos (Android, iOS), aplicativo que integra filmes, áudio e mensagens na mesma interface.

Para usá-lo basta baixar o app, se inscrever e adicionar quem te interessar. Amigos serão comunicados do convite por SMS e eles terão que fazer o download do aplicativo e se inscrever também. Na tela principal, o usuário irá encontrar uma série de vídeos públicos. Interessados podem simplesmente clicar em um deles e assistir ao vídeo com uma porção de gente. Se preferir começar um streaming, basta, na tela principal, clicar no botão de mais e escolher entre: YouTube, Vimeo, Viki, Reddit, Google Drive, Karaoke, Liked e History. A inscrição não é tão complicada, mas levei um certo tempo para me entender na interface e convidar os amigos.

No caso, para a estreia, selecionei no meu smartphone como canal o YouTube, fui em Buscar e escolhi de vídeo a animação Caverna do Dragão. Em seguida, na parte de baixo do meu smartphone, onde o app pergunta “quem pode entrar nesta rave?”, escolhi a opção Somente Amigos, mas poderia selecionar Público, Nas Proximidades, Somente com Convite. Na etapa seguinte, é possível convidar amigos dentro do próprio app, via SMS, Messenger, WhatsApp, Bluetooth, GMail, entre outros meios.

Optei por clicar em Convidar para a Rave. Selecionei uma amiga que já estava inscrita no app, e a convidei. No outro dispositivo, no caso um iPad, apareceu em sua tela inicial do aplicativo a opção de assistir ao vídeo da Caverna do Dragão comigo. Esta opção aparece bem no topo, como Invited.

Ao clicar ali, ela foi para a tela do vídeo e o emparelhamento ficou perfeito do início ao fim.

Durante o vídeo, os usuários podem conversar num chat de texto ou voz, compartilhar a informação com outros amigos ou compartilhar a localização. E, enquanto você bate-papo ou navega pelo seu dispositivo, o vídeo continua rodando. Caso a pessoa que convidou interrompa o streaming, o outro lado também sofre com a interrupção. Porém, houve problemas quando tirei do pause e o vídeo que estava no iPad não acompanhou e travou. Depois de uns frames, meu vídeo também parou de rodar. Só solucionei o problema depois de que o iPad saiu e voltou à sala. Ou seja, programem bem antes de fazer interrupções no vídeo. No mais, funcionou muito bem.