2024 começou e não adianta vir com aquela clássica desculpa que “as coisas só andam depois do carnaval”. Aquela listinha de promessas de ano novo não vai esperar março, em especial depois de você comer peru, tender, chester, rabanada, pavê, tomar espumante/champanhe e outros quitutes de fim de ano.

No meu caso, sem dados ou qualquer informação que corrobore, as metas de começo de ano funcionam com passos de formiga. Para mim, não adianta traçar grandes metas e ficar postergando ao longo do ano e esperar que o ‘projeto verão’ vai melhorar sua vida nos últimos três meses do ano.

É preciso se planejar e avançar dia a dia.

Se você pensa justamente em tratar as metas de sua vida com passinhos de bebê, a dica que dou é o aplicativo Fabulous (Android, iOS), um rastreado de hábitos. Criado pelo professor de psicologia e economia comportamental da Duke University, Dan Ariely, o app funciona com autoaprimoramento com gamificação e hábitos saudáveis para o cotidiano do usuário.

Para usá-lo, o app faz uma bateria de perguntas sobre como a pessoa quer ter uma vida mais saudável e depois começa a colocar pequenas metas. Por exemplo, a minha primeira semana de uso, o Fabulous estipulou que devo tomar água logo ao acordar de manhã para minha energia não diminuir ao longo do dia.

Para que isso se torne hábito, esse ‘ritual matinal’ precisa ser repetido por três dias. E não apenas ele cria um alarme para lembrar que devo beber água na manhã, mas também oferece um outro alerta para que eu leve um copo ou garrafa d´água para ficar ao lado da cama antes de dormir.

Além da meta de água, o app cria uma jornada para a pessoa melhorar de vida. Novamente citando meu exemplo, a próxima meta na jornada estipulada para mim é começar a tomar um ‘excelente café da manhã’. Mas para chegar na próxima fase, eu preciso completar a primeira meta que é tomar água na manhã por três dias seguidos (eis a gamificação).

Gratuito e totalmente em português, o app também tem uma opção paga. Batizada como ‘Fabulous Sphere’, a assinatura que tem as vantagens para o consumidor: acessar todas as jornadas existentes; apoio de coach diário; acesso ao conteúdo premium; salvar e fazer o backup de toda a jornada. O seu preço é R$ 7,25 por mês no plano anual ou R$ 31 no plano mensal.