Tela do FIFA+, app de vídeos e notícias da FIFA (Reprodução: Google Play)

A Copa do Mundo de 2022 está chegando. Os jogos começam no próximo dia 20 de novembro com o time anfitrião, Catar, contra o Equador às 13h – um ‘jogão de domingo’ para comer aquela macarronada, tomar um vermute com gelo e entrar em ‘modo siesta’ antes do final do primeiro tempo.

Será que veremos um príncipe/sheik catari descendo das tribunas para reclamar de gol impedido equatoriano, como vimos o Kuwait na Copa de 1982?

Em todo caso, o Brasil estreia quatro dias depois contra a Sérvia, em um grupo com Suíça e Camarões.

Mas como acompanhar tanto conteúdo sobre o torneio? Vídeos, matérias, estatísticas? A FIFA tem o aplicativo FIFA+ (Android, iOS), cujo objetivo é ser a principal fonte sobre o torneio e sobre o futebol em si. O app traz todas as informações sobre as principais partidas do mundo, como calendários e prévias de jogos. Exemplo: hoje, o aplicativo mostra jogos peculiares como a liga feminina do Uzbequistão, a primeira liga do Butão e até o nosso Brasileirão.

Mas o app também é uma excelente forma de ‘aquecer os motores’ antes da Copa. Há conteúdos de ouro sobre futebol, originais e de parceiros. São jogos clássicos, filmes sobre futebol, vídeo curtos sobre atletas (do passado e atuais) e das Copas anteriores, além de bons documentários como “Democracia em Preto e Branco” sobre a Democracia Corintiana e o movimento das Diretas no começo dos anos 1980, feito pela ESPN Brasil e bem necessário para revisitar o Brasil da ditadura militar.

Vale dizer que o app tem publicidade entre os vídeos, uma vez que é gratuito. Mas um lado ruim da parte de vídeo é que não tem opção para espelhar na TV, via Chromecast, Apple TV, Amazon Stick ou Roku, por exemplo. Também tem poucas configurações, como áudio do vídeo e legendas. Mas a qualidade de vídeo é boa, melhor que a maioria dos vídeos no YouTube.

Também tem jogos, não os de futebol, como de trivia, tabela para apostar quem chegará às finais dos torneios (bracket) e o link do álbum da Copa – não comprarei e nem colecionarei figurinhas esse ano, logo não teremos esse review.

O app tem mais um problema: para jogar ou mesmo se cadastrar, o usuário precisa fazer o registro em um site fora do ambiente do app. Ainda assim, se focar apenas nos vídeos, nas notícias e no calendário, o app, totalmente em português, é uma boa opção para quem não quer ‘soltar pérolas’ em dia de jogo como: Quem é aquele camisa 10 da França, esse tal de EME-BA-PÉ?