Guia em inglês para ativar alerta de terremoto e tsunami no Japão (crédito: NHK)

A dica de app de hoje vai para o outro lado do mundo. É o NHK World-Japan (Android, iOS), o aplicativo da rede estatal japonesa. Porém, o app traz serviços de qualidade para a população, além de conteúdo de qualidade sobre o cotidiano japonês e do mundo, como a reunião do G7 que começa no próximo dia 19 de maio em Hiroshima.

O app traz alertas de tsunamis e os abalos sísmicos mais recentes nas diversas regiões do país. Inclusive, o usuário pode configurar para receber essas informações por notificações push com base em sua intensidade. Ambas as seções são consideradas principais no app e só dividem espaço com as notícias.

Em tsunami, por exemplo, a NHK soltou alerta com mudanças no Mar do Japão no último domingo, 14, mas sem possibilidade de dano. Por sua vez, a parte de terremotos emite alertas sobre qualquer abalo sísmico acima de 3 pontos na escala Shindo, que é diferente da escala Richter que usamos no ocidente.

Na Richter, a escala mede o impacto do terremoto em si e varia de 0,04 (fraco) a 10 (mais forte e jamais registrado). Na Shindo, a medida é baseada na percepção e reação das pessoas no tremor, sendo zero o grau mais fraco (imperceptível) e sete (impossível de se mover) a mais forte. Um terremoto que passou de sete pontos foi o grande abalo sísmico de 2011, em Sendai. Foram nove pontos na escala Shindo que causou tsunami e o colapso nuclear na Usina de Fukushima.

Além do serviço de alertas, há outras funções interessantes do app, como acesso às notícias, séries e até campeonatos de sumô em tempo real ou sob demanda – e sem bloqueio por região. Com opções para 19 idiomas, inclusive o português, NHK World-Japan também traz cursos de japonês aos seus usuários.