Agregar conteúdo e ficar bem informado no mundo cosmopolita é vital para qualquer pessoa. Um dos modos mais interessantes para mim é ouvir rádios do mundo todo. É possível conhecer culturas, modos e ficar bem informado sobre as mais diversas etnias, sem medo ou barreiras. Um desses casos é o aplicativo NHK World Japan (Android, iOS).

Com formato para 17 línguas, inclusive em português, o app traz diariamente as principais notícias do Japão. Ele é fácil de utilizar, uma vez que é dividido em apenas três categorias: programas, streaming da rádio ao vivo e reportagens exclusivas. O conteúdo é exibido no idioma selecionado pelo seu usuário e, todas as informações são produzidas e reproduzidas pela única emissora pública do país, a NHK.

Pelo aplicativo, por exemplo, é possível acompanhar as notícias mais recentes sobre o escândalo do ex-CEO da Nissan, Carlos Ghosn, ouvir sobre a temporada das cerejeiras e saber as novidades da política japonesa. E quase todas notícias possuem fotos para ilustrar aquele áudio.

Mas, além das notícias, o app da NHK traz conteúdos relevantes para aprender sobre a cultura do País. Como um curso de japonês, extremamente detalhado, que ensina o usuário a falar frases curtas nessa língua. Cada programa de ensino do idioma dura entre 15 e 20 minutos e aborda desta pronúncia até o cenário daquela específica frase.

Outros dois conteúdos de destaque são “Japão em Palavras” e “Livros do Japão”. O primeiro é um guia com palavras comuns ensinadas nas aulas de educação doméstica no país. Além de explicar a morfologia da palavra, a NHK explica o segmento em relação àquela palavra e as diferenças com o país do usuário, como a agricultura (Nogyo, em japonês). Por sua vez, Livros do Japão é um gostoso convite à literatura japonesa, com a narração de contos de famosos escritores nipônicos, como Kenji Miyazawa, do século XIX.

“Sabor do Japão” (um programa de culinária) e “Muito Prazer” (biografias de grandes artistas), ajudam a aprofundar mais o conteúdo dos brasileiros sobre a cultura japonesa. Ou seja, o app coloca o usuário em uma pequena viagem ao Japão, sem sair de sua sala.

O único problema deste aplicativo é que ele não possui ferramenta de busca. Portanto, se a pessoa quiser buscar um programa ou notícia antiga, não conseguirá. É preciso se contentar com os áudios mais recentes ou buscar no site da NHK World.