Nunca pensei que sentiria falta de passar pelos corredores de supermercados, olhar cada gôndola à procura dos meus produtos favoritos ou de sentir novamente aquela sensação boa de descobrir um novo produto. Aquele chocolate que te deixa mais pobre e mais gorda, mas também ajuda na dose necessária de endorfina para aguentar o dia; ou aquele produto de limpeza que promete fazer tudo por você e deixar a cozinha brilhando.

Fazer compras online não é fácil. Dependendo do aplicativo, não tem glamour nenhum e praticidade zero. Às vezes, o app dá tilte e é preciso refazer a lista duas ou três vezes. Mas o app do Zipp (Android, iOS) não falhou em nenhuma vez que precisei dele. O Zipp é um supermercado online do Rio de Janeiro. E, ao longo da minha pouca experiência – foram três visitas a ele em três meses – senti uma evolução importante em alguns aspectos. A primeira delas foi com relação à variedade de produtos. Na primeira vez, encontrei algumas coisas que já usava e poucas novidades interessantes. Sem chocolatinho “diferenciado” ou outro mimo. Mas o básico para as compras do mês estava lá.

Na segunda vez que usei já encontrei uma organização melhor dos produtos, sendo alguns deles colocados em categorias sumidas ou ainda não existentes, como “produtos ecofriendly” e “veganos e orgânicos”.

Outro ponto é o preço. Nessa primeira experiência, abri ao mesmo tempo o app do Zona Sul (Android, iOS) em outro celular e comparei quase todos os preços. Em alguns momentos o Zipp tinha as melhores opções, em outros, o Zona Sul. Mas nada muito discrepante. Ou seja, o supermercado online estava compatível com os mercados cariocas. Pelo menos com os da zona sul da cidade.

O terceiro ponto foi com relação à entrega. Em abril, quando fiz meu primeiro pedido – em pleno caos da pandemia do coronavírus – o Zipp pediu em torno de 10 dias para entregar as compras. Já no segundo mês de experiência, foram necessários apenas dois dias. Ou seja, conseguiram se ajustar aos novos tempos.

Tudo entregue bonitinho, sem problemas, em sacolas de TNT.

Quem quiser, tem a opção de salvar a lista de compras e, com poucos cliques, comprar os mesmos produtos novamente.

Thumbs down

Um ponto negativo é que, às vezes, o estoque não está atualizado e você corre o risco de colocar no carrinho um produto e não recebê-lo. Alguns mercados online já conseguem dar uma precisão melhor de seu estoque. Mas, no geral, está aprovado.

Outra falha no Zipp é seu sistema de busca. Ao procurar por “chocolate meio amargo”, por exemplo, as primeiras opções são biscoitos Trakinas, iogurte de coco e meio da asa de frango, da Sadia. Ou, ao acessar a seção “lanche para crianças”, é possível encontrar refrigerantes, por exemplo. Algo muito anos 80. Alou, Zipp! Vamos melhorar isso.

Entrega

O pagamento pode ser feito na entrega ou no próprio aplicativo. Compras acima de R$ 150 não pagam o frete de R$ 19,90. Mas quem quiser agendar horário terá que pagar entre R$ 4,99 e R$ 7,99 (depende da hora). O horário flexível (de 10h às 19h) é gratuito.