As facilidades que o segmento de online-to-offline (O2O) traz para os usuários vieram para ficar. Seja nas corridas com táxis e carros particulares, aluguel de bicicletas e patinetes, delivery de comida ou compras de supermercado, essas soluções estão no nosso cotidiano para trazer mais qualidade de vida.

Uma dessas soluções é o Supermercado Now (Android, iOS), aplicativo que permite ao usuário fazer compras no mercado sem sair de casa. Por meio do app, o usuário seleciona o estabelecimento desejado (mais perto de sua casa ou escritório, por exemplo), monta a lista de produtos e preenche o cartão de crédito para efetuar o pagamento.

Na outra ponta do app, o profissional cadastrado na plataforma para fazer compras, o personal shopper, recebe a lista e vai ao supermercado escolhido pelo cliente. Ele faz as compras e avisa se algum produto está faltando. Neste caso, o usuário pode substituir por outras opções que o shopper envia via app. Uma vez efetuada, o profissional leva a compra até o endereço de entrega.

Ainda é possível salvar a lista.

Lojas

Durante os testes do app, acessei, comparei preços e vi como a entrega funciona. A escassez de opções de comércios pode encarecer os produtos disponíveis. É preciso revisar várias vezes a compra para não extrapolar os valores. Por outro lado, o app não fica limitado a supermercados. Também há lojas especializadas, como Rei dos Grãos (mercearia), Meat Store (carnes) e Nestlé (laticínios).

Compras e pagamentos

Nas escolhas dos produtos, a lista e a divisão deles por categoria são bem feitas. Mas poderia ter um motor de busca mais interativo, com sugestões de produtos, por exemplo. Outra solução que poderiam incluir no aplicativo é um botão para “limpar tudo”, ou seja, apagar a lista toda.

O processo de pagamento é simples e bem similar a outros O2O, basta preencher os dados e confirmar a compra. Contudo, o app poderia ter mais opções de pagamento, como cartão de débito in-app, carteiras digitais (Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay) e maquininha de pagamento no local de entrega e cartões vouchers.

Personal shopper e entrega

O serviço do personal shopper, por sua vez, é magnífico. Eu não vi o profissional, mas ele atendeu muito bem minhas expectativas. Alguns produtos que selecionei da lista não tinham na loja que pedi a compra. O profissional enviou uma mensagem por dentro do app com opções similares de produtos que podiam substituir o que não tinha no local. O usuário tem dez minutos para escolher os produtos de troca. E a janela da entrega é similar a do iFood, mostrando os processos em lista. Seria interessante colocar um mapa, como Uber Eats e Rappi fazem. Assim, deixa todo o processo mais claro e fácil de acompanhar.

*Jornalista realizou o teste com voucher cedido pela empresa.