Eu sempre gostei de basquete e de vestir os tênis de basquete. Ou pelo menos ver os tênis.

Na minha juventude, os calçados eram bem caros e na sua maioria importados. Quando precisava comprar para jogar, era comum ouvir do meu pai: “você não prefere jogar futebol, não? Kichute é mais barato”. Ainda assim, com muito esforço, ele me provia modelos mais baratos e nacionais e, com isso, nunca estourei meus joelhos ou tornozelos.

Mas como qualquer criança da minha geração que jogava basquete – mas não cresceu o esperado, queria um Air Jordan. Contudo, o mais próximo que cheguei de um, foi assistindo às enterradas dos astros da NBA pela TV, algo que pude relembrar neste ano nos episódios da série documental ‘Last Dance’ na Netflix. Hoje, o cenário não mudou muito. Para comprar o tênis de Michael Jordan é preciso desembolsar R$ 3 mil em modelos aproximados. Mais um pouco e dá para comprar um iPad novo.

Desse modo, o que resta é experimentar. E em um cenário cada vez mais digital, encontrei no app Wanna Kicks (Android, iOS) a oportunidade de finalmente colocar no meu pé um Air Jordan. Isso porque o aplicativo usa realidade aumentada para colocar nos pés do usuário modelos de calçados retrôs e de luxo.

Criado pela empresa bielorrussa Wannaby, o intuito do app é que o usuário experimente calçados novos, clássicos e os compre em marketplaces parceiros. O aplicativo possui modelos de diversas marcas, como Puma, Fila, Gucci, Kenzo, Nike, Adidas, New Balance e Saucony.

Como usar

Para usar o Wanna Kicks é preciso estar descaço ou de meia – não pode estar vestindo um sapato, chinelo ou tênis. Em seguida, a pessoa abre o app e escolhe um dos sapatos do portfólio, mira o celular para o seu pé e aperta o botão da câmera. O app reconhece e reproduz a imagem do sapato no pé. Caso tenha cores, é possível experimentar suas variações através de uma paleta que aparece na tela.

Se desejar mais informações do tênis ou até comprá-lo, o usuário deve deslizar seu card para cima onde verá a descrição do produto. Abaixo, está um botão amarelo que mostra o valor médio e, ao clicar, o usuário é levado para a loja online.

Usabilidade

Em realidade aumentada, o aplicativo da Wannaby é talvez a melhor e mais fluída experiência de experimentação que testei. Wanna Kicks é simples, não tem muitas dificuldades. Ele é como os apps de câmera, apenas aponte e dispare, mais simples até que o precursor da tecnologia, o Pokémon Go.

Pesa contra o fato de o aplicativo ter poucas informações traduzidas para o português. Sua língua é o inglês e não tem opções para trocar de idioma. Outro problema é que existe apenas um marketplace no Wanna Kicks que vende alguns dos modelos expostos para o Brasil, a Farfetch.