Sanduíches da Tradi: Oráculo (queijo cheddar) e Costa Leste

Nas noites de trabalho extra no Mobile Time, que não são raras, não tem jeito, a salvação é ir para os serviços de delivery. Com foco na produção, cabeça explodindo e barriga roncando, não há tempo para cozinhar e abrir um vidro de azeitonas não vai matar sua fome. Dentro dos apps de delivery acabo recorrendo às hamburguerias, pizzarias, esfiarias, botecos ou qualquer outro estabelecimento que sacie minha fome – e me deixe morrendo de vergonha de enfiar o pé na jaca.

Uma dessas opções é a Tradi Hamburgueria (Android, iOS), um restaurante regional na cidade de São Paulo, com fama internacional e que tem praticado preços justos durante a crise do novo coronavírus. Contudo, é muito comum que a operação dentro dos apps de delivery não suporte o volume de pedidos. Em um desses casos, foi durante o dia dos namorados, a hamburgueria fez promoção e os apps de delivery não suportaram. A opção foi indicar aos clientes a compra pelo seu próprio app.

Fiz o pedido pelo aplicativo da Tradi Hamburgueria e me chamou a atenção que, embora ele seja simples, o app funcionava muito bem. A parte de entrega do app é integrada à Loggi, mas o usuário nem sente ou precisa baixar o app do serviço de logística. Isso porque a Loggi envia mensagens SMS para avisar ao consumidor quando o restaurante prepara o pedido, quando o motorista chega ao local e retira o pedido para a entrega.

Essa solução da Loggi para restaurantes existe desde 2016. Na época, o CEO e cofundador da empresa de logística, Fabien Mendez, explicou que a concepção era dar uma opção para os restaurantes não se preocuparem com motoboy ou máquina de cartão: a logística da entrega fica a cargo da Loggi.

A Tradi Hamburgueria com certeza não é a única empresa com aplicativo próprio e com presença nas grandes plataformas de delivery. Mas, pelo fato de ter uma operação em seu próprio app, a companhia pode ser considerada um bom exemplo. Ao mostrar o quão importante é ter um ‘backup mobile’ ante os principais apps de delivery.

Ou seja, os estabelecimentos que tem grande circulação de clientes digitais não podem ficar 100% dependentes  dos grandes marketplaces de delivery.  É preciso ter uma opção – como um app ou chatbot proprietário – para dar vazão aos pedidos ou até realizar promoções que esses apps não conseguem suprir.