A CRM&BONUS planeja a sua rodada série B para 2024. Em conversa com Mobile Time nesta segunda-feira, 16, o CEO da companhia de tecnologia e giftback, Alexandre Zolko, adiantou que a maior parte do dinheiro será usado para fusões e aquisições. O executivo acredita que poderá comprar entre uma e duas companhias no próximo ano.

O foco serão startups que não estejam em momento de fluxo de caixa negativo, sem home office (devido à cultura da CRM) e com receita anual de US$ 10 milhões ou acima. Também explicou que podem ser empresas com capital intelectual, mas também que ajudem a aumentar a base de clientes.

No geral, o executivo vê o mercado de venture capital “aquecendo novamente”, mas acredita que agora está mais realista e racional. Ao todo, a CRM&BONUS está avaliando 100 startups em potencial de M&A para 2024. Ainda descartou a possibilidade de IPO para os próximos cinco ou seis anos, uma vez que o contrato com os investidores não permite tal modalidade em um período de oito anos após a série A.

Vale lembrar, a companhia recebeu aporte de R$ 280 milhões na série A que foi liderada por SoftBank e Riverwood em 2021, além de contar com Igah Ventures e Volpe Capital como investidores. Após o aporte, a CRM&BONUS passou a valer R$ 1 bilhão.

Contudo, Zolko relatou nesta segunda-feira, 16, que o montante obtido na série A ainda não foi usado, segue intacto, uma vez que a companhia tem caixa próprio, é rentável e cresce dobrando ano a ano. Entre as empresas que comprou no passado com capital próprio estão: o app ChefsClub; a plataforma de vendas em redes social, Zipper; e a plataforma de mensageria Beacon.

Mensageria

Com mais de 300 milhões de SMSs disparados por ano para se relacionar com clientes com envio de bônus e promoções (giftbacks), o CEO da CRM&BONUS afirmou que a estratégia de sua companhia é migrar esses envios para o WhatsApp, de forma verificada.

Isso acontece principalmente pelo WhatsApp ser o maior canal de mensageria do Brasil, o que levou Zolko a adquirir a Beacon e estreitar o relacionamento com 100 milhões de pessoas e 35 mil pontos de venda.

O executivo não soube precisar quando será a migração do SMS para o WhatsApp, mas a recente parceria com a Azul e seu programa é uma primeira etapa neste processo. Se a mudança de plataforma de mensageria der certo, a expectativa é que a CRM&BONUS se transforme em um dos principais disparadores de WhatsApp no Brasil.

Imagem principal, da esq. para dir.: Arthur Blaj, diretor de marketing da CRM&BONUS; Alexandre Zolko, CEO da CRM&BONUS; John Rodgerson, CEO da Azul; Marco Leite, gerente de parcerias da Tudo Azul (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)