Juliana Etcheverry (de branco), diretora de expansão e parcerias estratégicas da Ebanx na América Latina; e Jaqueline Bartzen (de azul), head global de mercados emergentes da empresa

A maioria dos brasileiros (72%) disseram que compraram algo por app durante a pandemia do coronavírus, informa uma pesquisa feito pelo Ebanx. De acordo com o mesmo estudo, 42% dos brasileiros disseram que compraram online por smartphone mais de dez vezes na vida; 32%, de duas a dez vezes; 11%, uma vez; e 15% nunca compraram.

A pesquisa informa que mais da metade dos entrevistados (60%) não possui serviços de streaming, ante 22% que possuem assinatura de um OTT; 11% que assinam dois; e 8% que assinam três.

Outro dado é que 56% dos consumidores pagam seus boletos por app de banco, contra 33% que pagam em lotéricas.

Em 2021

Em meios de pagamento, cartões de débito e carteiras digitais seguirão em crescimento no online para o próximo ano, puxadas pela introdução do Pix. Outras tendências citadas para 2021 são: avanço das fintechs; entrada de novas soluções de logística no mercado; e um trabalho mais local dos marketplaces com seus consumidores.

Sobre o primeiro mês de operação do Pix no Ebanx, Jaqueline Bartzen, head global de mercados emergentes da empresa, explicou que “é muito cedo para tirar qualquer conclusão”. Ainda assim, a executiva vê sinais de entrada de novos comerciantes e consumidores com o meio de pagamento instantâneo.

Além disso, a análise da Ebanx indica que o e-commerce pode crescer 19% com a entrada de mais de 25% de consumidores online em 2021. Mercado Livre, Americanas e OLX seguirão como os principais marketplaces do País.

De acordo com pesquisa feita com 3,2 mil latino-americanos