Há algum tempo escuto de meus amigos e parentes pedidos por alternativas aos habituais sistemas de navegação. É comum ouvir reclamações dos aplicativos corriqueiros, como lentidão no mapa, falta de informações ou o contrário, excesso de informações. Ainda mais em uma cidade caótica como São Paulo, local que basta cair uma chuva para parar todo o trânsito.

Uma opção interessante para os usuários é o Here We Go (Android, iOS), o app de navegação da Here. O aplicativo é indicado justamente para aqueles que buscam por uma boa solução para transitar nas cidades, mas não querem muitas funções. Tanto que seu mote é “More Options, Less Hassle” (na tradução para o português, “mais opções, menos confusão”).

Essa ferramenta que nasceu inicialmente como uma alternativa da Nokia ao Google Maps e hoje está sob tutela de três fabricantes de carro (Audi, BMW e Daimler), destaca-se por ter opção para acesso offline, modo dirigir, navegação livre no mapa, além de linhas de ônibus e metrô em um deslizar de dedo. Outra ferramenta importante é a navegação em locais fechados (indoor) em alguns prédios conhecidos e shoppings.

Leva vantagem em relação aos outros apps de navegação pela sua precisão no mapa e por mostrar mais facilmente as alternativas de caminho que o usuário tem, independentemente do modal (carro, transporte público, bicicleta ou a pé). E, sim, o app é em português.

Outro ponto positivo é que ele mostra qual o lado do número na rua. Imagine, quantas vezes uma pessoa errou o caminho, entrou em uma rua errada ou perdeu uma vaga por ficar procurando o número do destino? Isto pode ser feito graças ao trabalho de mapeamento da Here nas cidades.

Mas faltam algumas funções ao app. Por exemplo, ele poderia ter uma forte comunicação/gamificação para sua comunidade atuar com mais frequência, como fazem os usuários do Waze.