Ainda não entendi a concepção de se tornar ‘fit’, ainda mais nesta época quando todos começam com o famoso “Projeto Verão”. Mas concordo que em tempos tão atribulados é necessário ter um corpo razoavelmente saudável. Para isso, há diversas opções de aplicativos para cuidar da saúde e fazer exercícios, mas destaco o Seven (Android, iOS), da Perigree.

Tive contato recentemente com esta aplicação cuja ideia é oferecer um circuito de treinos diários de sete minutos por sete meses, em períodos do dia escolhidos pela pessoa. Essas atividades não são muito elaborados ou difíceis, portanto, qualquer pessoa pode aderir e fazer em sua casa com a ajuda de uma parede ou uma cadeira. Este conceito é muito importante nos dias atuais em que o tempo é escasso – e também para pessoas que abominam academias, como eu.

No app é possível competir com amigos, colecionar conquistas e criar treinos personalizados, baseado no gosto de cada um. Mas o mais importante é que ele instrui o usuário com vídeos dos exercícios e o ajuda a criar uma rotina de treinos diários. Além disso, um atleta pode escolher um instrutor de treinos digital para ajudá-lo. Essa espécie de personal trainer, te alerta com um apito (como aqueles professores de educação física nos colégios) dos exercícios que devem ser feitos em cada etapa diária.

Na hora de escolher o exercício, o usuário pode selecionar uma das três opções: Corpo inteiro, uma série completa de atividades físicas para todas as partes dos corpos; Prático, exercícios físicos que forçam os músculos contra a gravidade; e Freestyle, um treino aleatório com base nas preferências do usuário.

Caso faça atividades externas, como corrida de rua, é possível adicioná-la ao seu perfil. Com ele, o usuário consegue ver como estão suas metas de treino. Além disso, é possível sincronizar suas atividades com o Google Fit e usar o aplicativo em smartwatches. O Seven se destaca ainda por não necessitar de acesso à web o tempo todo.

Gratuito, totalmente traduzido para o português e fácil de usar (user friendly), este app possui ainda uma opção paga chamada Clube 7. Neste formato, o usuário recebe exercícios específicos, como a opção “queimar pança” ao pagar R$ 29,90 no plano mensal ou R$ 25 mensais no plano anual. Outra ferramenta que existe na opção paga é uma calculadora de calorias gastas.