Ada

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 4 bilhões de pessoas não têm acesso à rede básica de saúde. Além disso, haverá uma falta de 18 milhões de médicos para amparar a população mundial em 2030, segundo dados da ONU. Para ajudar a combater esse problema, um grupo de médico criou um serviço que serve de guia médico para as pessoas.

Lançado em 2011 como plataforma web e como app em 2016, a Ada (Android, iOS) ajuda o usuário a identificar uma possível doença ou condição que possui. Ao todo, o app realizou mais de 15 milhões de prognósticos e registrou 8 milhões de usuários em sua história.

Totalmente em português e simples de usar, sua tecnologia é baseada em inteligência artificial. Dentro do app, o usuário responde a uma série de questões sobre os sintomas que sente e, o final da bateria de perguntas, ele dá o resultado e a melhor forma de tratar aquele problema.

Vale frisar, a própria equipe do app ressalta que a plataforma não substitui um médico. A ideia da Ada é ser uma guia de saúde.