Euro 2021Um dos principais torneios de futebol começou neste mês de junho e te garanto que não é aquele que você pensou. A Euro 2020 (Android, iOS) tem 24 seleções de alto nível que passam por eliminatórias para chegar ao campeonato e disputar pelo cume do esporte no velho continente.

Aos desavisados, vale lembrar que uma pandemia entrou no meio do caminho do torneio, que precisou ser adiado de 2020 para 2021. E para receber jogos com público, Itália e Espanha precisaram mudar suas cidades-sede.

Por mais que as pelejas estejam interessantes com as chaves para oitavas-de-final definidas nesta quarta-feira, 23, vide a atual campeã Portugal passando na bacia das almas, o assunto é o aplicativo do campeonato. Fácil de usar, o app tem na tela principal as informações dos últimos jogos e posições das seleções, notícias das últimas partidas, vídeos, estatísticas dos jogadores e até informações de compras de ingressos.

Mas chama a atenção como é simples a disposição do menu. Localizado na parte inferior da tela, o app da Euro 2020 foca em cinco ícones: início, para acessar a tela principal; jogos, para ver as últimas partidas, assim como dados detalhados (até a velocidade é adicionada aqui); grupos, para ver a situação dos qualificados e eliminados do torneio; um jogo interno de Fantasy Football; e outras opções, como escalações das seleções e até um passatempo de adivinhar quem passará por todas as partidas e ganhará o torneio.

Na página principal, o ícone clicável no alto da tela ainda permite que o usuário navegue por outros torneios da Uefa, como a Liga das Nações e Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Nota-se que os três apps são similares, mas para a gestão de várias propriedades intelectuais móveis vale aquela máxima do futebol: em time que está ganhando, não se mexe.

Sim, o app é totalmente em português… de Portugal. Portanto, não se espantem com termos como: “equipas” para falar de equipes; “golos da ronda” para ver os gols da rodada; ou convocação para responder um “inquérito”, que é uma simples pesquisa de opinião.

O aplicativo é ótimo para quem deseja se inteirar sobre o torneio. Mas poderia ter mais conteúdo multimídia. Por mais que tenha vídeos, senti falta de podcasts com as discussões dos jogos. Ou publicações do TikTok, um dos principais patrocinadores da Euro. Mas não é ago que atrapalhará sua experiência de uso.