Se você não entrou na neura do documentário ‘Social Dilemma’ em exibição na Netflix, a dica da semana é um aplicativo de música em um formato mais próximo de uma rede social. Desenvolvido pela Moon Video da ByteDance, dona do TikTok, o Resso (Android, iOS) tem como proposta conectar as pessoas através das canções.

A principal função é o mix do dia, uma rádio in-app baseada no gosto do usuário. Através dela, a pessoa conhece, pode curtir e compartilhar as obras em suas redes sociais. Além disso, o app permite ver quem são as outras que curtem a mesma música. Ao clicar em uma dessas pessoas – que aparecem aleatoriamente, consumidores brasileiros e brasileiras –, é possível ver o seu perfil, além de música, álbuns e playlists favoritadas por ela. Mas não há comunicador entre pessoas ou uma linha comum de músicas

A mecânica para pular ou voltar é diferente dos outros players de música. Para mudar de faixa no Resso é preciso deslizar para cima ou para baixo. Além disso, a base do app é em três abas: música, que mostra a canção que está tocando; explorar, uma busca usada para encontrar artistas, músicas, usuários e listas de música; e Eu, para gerenciar o seu perfil.

Outro atrativo do Resso é que toda música vocal tem letra, inclusive funciona na tela de descanso do celular.

Preço e disponibilidade

Com presença no Brasil, Índia e América do Norte, o app é como qualquer outro streaming musical. Tem o modelo gratuito e o modelo pago (R$ 17 ao mês). No modelo gratuito tem propaganda, a qualidade de música é ‘ok’ e não existe a possibilidade de pular músicas de maneiras ilimitadas. Por sua vez, o modelo pago tem: música em alta definição; download ilimitado; opção de pular faixas; e não tem publicidade.

Vale ressaltar que o app está completamente traduzido para o português.

Ressalvas

Mesmo no modelo pago, que testei dentro do prazo de degustação, a qualidade de som é boa, mas não chega a ser em Hi-Fi. Ou seja, o app não é indicado para audiófilos que tem um fone de ouvido ou caixas de som de referência/monitoramento potentes. O Resso é para o usuário comum.

Ainda senti falta de um equalizador para não deixar tão igual de uma canção para outra, isso, sim, uma função que outros streamings têm. Outra coisa que falta é um botão de deslike, pois o algoritmo ‘força’ algumas músicas que estão em sua parada de sucesso. Em outras palavras, talvez uma espécie de ‘jabá digital’.