O coronavírus vem forçando mudanças de hábitos em todo mundo. A Microsoft registrou um aumento de 500% no uso de videoconferência e 200% no uso mobile do Microsoft Teams na China em janeiro; a conferência em vídeo no Facebook Messenger cresceu 1.000% na Itália no últimos mês; e os termos ligados à doença cresceram no Brasil desde a confirmação do primeiro caso em 26 de fevereiro, informa o Google Trends.

Neste cenário, Mobile Time selecionou uma série de aplicativos de videoconferência. Apps que podem ajudar qualquer profissional na adaptação neste momento de quarentena e de crescimento dos casos da Covid-19, que passou dos 2,4 mil casos e 57 mortos brasileiros nesta quarta-feira, 25.

Microsoft Teams

Primeiro grande app a liberar o uso gratuito durante a crise, o Microsoft Teams (Android, iOS) foi feito para o segmento B2B. Dentro da suíte de programas do Office 365, o Teams funciona como uma central para concentrar todas as comunicações de uma equipe de trabalho: conversas, arquivos, reuniões e ligações em voz ou vídeo. Este app é um dos mais completos do setor para gestão e fácil comunicação entre equipes. Contudo, o seu processo de cadastro é um pouco complicado e demanda paciência, pois usa cadastro dentro e fora do app, e duplo fator de autenticação quando o usuário tem a senha armazenada no Microsoft Auth. Se a necessidade do usuário é apenas para ligações na web para uma pessoa, o ideal é usar apps como WhatsApp, Skype, Meets e Messenger.

Avaya Spaces

Muito similar ao Teams, o app Avaya Spaces (Android, iOS) tem plano inicial (essential) sem custos para o usuário. Nele, a companhia de comunicação inclui ligação por voz para até 50 pessoas, compartilhamento de documentos de até 1 GB, ligação de vídeo um a um, sistema de gerenciamento de tarefa em grupo e integração com apps de e-mails e de gestão de times, como o próprio Microsoft Teams. O app é bem simples de mexer. Tanto que ele é bem usado nos Estados Unidos por grupos escolares e até para jogadores de esporte fantasia (Fantasy Football, Baseball, Basketaball, Hockey etc.).

Discord

Mais conhecido por uso na comunidade gamer, o Discord (Android, iOS) é um app gratuito que permite conversa por voz enquanto a pessoa faz outras tarefas (jogar) no celular, conversar por texto com amigos, criar clube ou comunidade com pessoas, participar de uma comunidade existente e convidar amigos. A parte de convidar amigos é a mais fácil. A busca por filtros facilita bastante encontrar grupos ou amigos, assim como a busca de usuários por localidade via Bluetooth. Mas poderia ser mais aberto e ter uma lista de comunidades abertas.

Webex Meeting

Outra famosa plataforma de videoconferência, o Webex Meeting (Android, iOS), da Cisco, é um dos apps mais usados no mundo corporativo. Eu tenho a certeza que a maioria dos leitores entrou em alguma “call” controlada pelo sistema da Cisco. É simples, mas, um dos mais avançados ao mesmo tempo. Permite pareamento com Google Mini, Apple Watch e até com modelos de carros novos da Toyota. Mas suas principais vantagens é a possibilidade de retransmitir um documento (slide, por exemplo) do seu dispositivo para o resto das pessoas que estão em uma conferência. E, o app suporta até 100 pessoas em uma única videochamada. O lado negativo é que profissionais da área de TI estão reclamando de falhas recorrentes durante a crise do coronavírus, mas não observamos nada durante os testes.

Zoom Cloud Meetings

Rival direto da Cisco, o Zoom Cloud Meetings (Android, iOS) é bem similar ao app da concorrente. Contudo, a equipe do aplicativo informa que consegue montar reuniões com até 1 mil pessoas e qualidade de áudio e vídeo em HD. Infelizmente, eu não consegui testar essa função por falta de quórum. Mas uma das vantagens observadas no app é a possibilidade de subir a transcrição em texto da conversa após o término da reunião. Mas o que mais impressiona no app é a adaptação que ele faz em redes Wi-Fi com sinal ruim e ao migrar para redes móveis.

Whereby

Mais conhecido pela comunidade de podcasters na versão pro (US$ 9,99 mês), o Whereby (Android, iOS) é um aplicativo para conversa em vídeo com até quatro pessoas. Ele reproduz a ideia de salas de conversa dos antigos chats, porém em vídeo. Seus diferenciais são compartilhamento de tela, conversações seguras (sem armazenamento em nuvem) e a possibilidade de compartilhar vídeos em grupo com outras pessoas. Ou seja, esse é um app ideal para conversas entre familiares e amigos.