A avaliação de app desta quarta-feira, 25, não é um aplicativo, mas um algoritmo. Na verdade, um Contra-Algoritmo (Android, iOS, Web) musical. Desenvolvido pela Agência África, esta ferramenta é integrada ao Spotify e faz parte das ações do Itaú na semana para o Rock in Rio, o festival musical que começa na próxima sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro.

O intuito da ação é fazer que os usuários do serviço de streaming escutem músicas diferentes daquelas que está acostumado, tanto que a ação tem logans como #BusqueAsDiferenças ou “Quem busca as diferenças se encontra”.

Na ação, o usuário entra em um site, aperta no botão “clique para buscar as diferenças”, conecta à sua conta do Spotify (via Facebook ou digitando login e senha) e vê os principais artistas que ouve por meio de uma nuvem (similar àquelas nuvens de palavras, mas as fotos dos grupos e cantores). Essa é a parte do “Seu Algoritmo”, inclusive é possível clicar em qualquer foto e clicar “Ouvir no Spotify” ´para escutar seus artistas favoritos no streaming de áudio.

Área do “Seu Algoritmo”

Mas o grande salto é mudar a chave no alto da tela de Seu Algoritmo para “Contra-Algoritmo”. Ao selecionar essa opção, ele mostra a nuvem com artistas que o usuário não ouve habitualmente, mas que estarão no Rock in Rio. Quanto mais longe do centro da tela, maior será a descoberta musical.

Aqui é possível clicar na foto do artista para ouvi-lo ou clicar em “gerar playlist” para escutar uma playlist exclusiva para o consumidor. Cada lista tem 30 canções e pode ser compartilhada via Twitter ou Facebook.

Sessão do “Contra-Algoritmo”

Simples de usar e todo em português, o Contra-Algoritmo chama a atenção por ser simples e por mostrar que muitas vezes uma ferramenta web é mais válida do que criar um app. Basicamente são apenas botões, não precisa digitar nada. Exceto o usuário que não tem sua conta ligada ao Facebook, daí precisa digitar login e senha.

Basta clicar, ouvir e descobrir novos sons.