No passado, compartilhei alternativas de aplicativos de streaming gratuitos do exterior. A dica de hoje é o aplicativo italiano RaiPlay (Android, iOS). Se você quer aprender a gastar o seu italiano e ir além do ‘ma che’ da Mooca – como se tivesse em uma novela ao lado de Tony Ramos – essa é a sua oportunidade.

O RaiPlay tem conteúdos ao vivo e sob demanda. São diversos temas nos materiais dos 14 canais que a emissora italiana tem, como jornalismo, séries e filmes. Contudo, não são todos os conteúdos que estão liberados para o público brasileiro e esse é o grande problema do app. É muito comum aparecer a frase ‘a reprodução deste conteúdo está liberada apenas para a Itália’.

Por exemplo, apenas o RaiNews (canal de notícias) e o RaiSport (esportes) têm parte de suas programações liberadas para o Brasil.

Das obras em catálogo, o usuário precisa ficar caçando na plataforma. De partida adianto que os filmes e séries dos Estados Unidos não estão liberados. Mas programas de variedade e realities shows estão liberados, como o Domenica (o programa dominical) e o Rap Game (reality com rappers italianos, mas tem um ‘brasiliani’, Robson de Almeida).

Concertos, documentários e apresentações musicais que são produzidas pelo Rai também estão liberados, como os 80 anos de Riccardo Muti com a Filarmônica de Viena no seu antigo teatro de ópera, o Scala de Milão, e o documentário ‘L’ultimo Re di Roma’ sobre Francesco Totti, o jogador de futebol que começou e terminou sua longa carreira na AS Roma.

Outra coisa que também poderia ser melhor no app é a qualidade dos vídeos. A melhor qualidade encontrada é 1080p, e não está em todos os vídeos. A maioria está em 576p. Ou seja, assistir em uma tela de celular está ok, mas transmitir para a TV é problemático. Também não tem legendas, então o aprendizado é muito mais de escuta e consumo de conteúdo.