Hoje durante alguns minutos do meu dia fiquei sem 4G, longe de Wi-Fi e, inclusive, sem linha telefônica. É um daqueles bloqueios que a operadora faz quando não acusa o pagamento que você fez. Enfim, em um momento como esse é comum ficar procurando redes abertas de wireless. No entanto, como confiar em uma rede na hora do aperto?

A OpenSignal tem um app (Android, iOS) que mostra para o usuário um mapa de hotspots próximos. Este aplicativo tem a vantagem de mostrar a força do sinal também, ou seja, se o Wi-Fi dentro de sua casa está numa boa velocidade ou não, além de conseguir fazer testes de velocidade de download, upload e latência.

Mas o principal atrativo do app é que ele também mostra a antena mais próxima de sua operadora. Ou seja, se você está fora da rede móvel ou se o sinal de rede está muito fraco. No entanto, o OpenSignal mostra qual a antena pode melhorar seu sinal sem levar em consideração os obstáculos no caminho.

“Basta seguir a nossa bússola de sinal para caminhar em direção a um melhor sinal de telefone ou ver os nossos mapas de cobertura in-app para entender qual operadora é melhor no local onde você está. Útil se você estiver pensando em mudar de rede”, diz a descrição da aplicação no Google Play.

Fácil de mexer, o app está totalmente em português e não possui propagandas. Destaca-se ainda que a OpenSignal consegue mostrar quanto tempo o usuário fica conectado em quais redes (2G, 3G, 4G), quantos minutos em ligações teve, quantas mensagens de SMS trocou e quantos MB ou GB consome em redes móveis e Wi-Fi, além de mostrar comparação em smartphones Dual SIM.

Aliás, descobri que fico 97% do tempo conectado em redes 3G durante um mês e que utilizo bem meu pacote de voz de mais de 300 minutos em 30 dias.