Mal sabia o barão John Reith que a rádio britânica que fundou em 1922 teria papel crucial na história. Do lendário discurso de Winston Churchill na Segunda Guerra Mundial até o lançamento dos Teletubbies nos anos 1990, a BBC é um ícone da mídia mundial e da criação de conteúdo no rádio, na TV e na Internet.

Prestes a completar um século de existência, a empresa tem programas de rádio que estão no ar há mais de 70 anos. Desde 1995, a companhia é uma das pioneiras na rádio digital e vem avançado na expansão da sua programação e na oferta de conteúdo digital que culminou no BBC Sounds (Android, iOS).

Por meio deste app, o usuário tem acesso a todo rico conteúdo de áudio da BBC: programas ao vivo e gravados; podcasts da casa; músicas; e listas de músicas elaboradas pelos DJs, incluindo transmissões históricas. Por exemplo, enquanto escreveu a coluna desta semana, estou ouvindo o show do Arctic Monkeys no festival Glastonbury de 2013.

Minto. Mudei para o show do The Killers de 2019.

Conteúdos

Em rádios online, a BBC tem 51 rádios. A maioria são estações de regiões do Reino Unido, como BBC do País de Gales ou BBC Somerset. Da programação do dia, o app permite voltar ao programa anterior, mas não chega a voltar horas na programação como o BR Radio.

Ainda assim, este app é único. Pense em um gênero, gosto ou hobby, o BBC Sounds tem. Quer ouvir sobre futebol de uma maneira divertida, tem o ex-jogador Peter Crouch (aquele ‘Tropeço’ da seleção da Inglaterra). Ouvir documentários em áudio sobre o Brasil? Tem. Dicas de jardinagem? Tem. Programas ligados à causa LGBTQIA+, não só tem como é o tema da semana.

Usabilidade

O player é fácil de mexer e conta com opções ricas, como conectar ao Chromecast, colocar timer para desligar e deixar ou desligar o autoplay com conteúdo similar. O usuário ainda pode marcar os programas, podcasts, músicas e listas favoritas e guardar em uma lista de favoritos.

Lógico, o BBC Sounds é totalmente em inglês. Mas está disponível para os usuários brasileiros, e, assim como falei em reviews anteriores, o BBC Sounds também é uma excelente alternativa para o usuário não ficar refém de um serviço pago de streaming.

Para saber mais sobre a BBC, a empresa mantém um projeto que conta parte sua história em um perfil no Twitter e em um blog com apoio da Universidade de Sussex.