Os bancos brasileiros têm comemorado o crescimento de transações feitas a partir de seus canais móveis, como apps, sites móveis e SMS. Porém, uma pesquisa realizada pelo MEF com usuários de mídia móvel em 13 países aponta o Brasil como lanterna em adoção de mobile banking: apenas 35% dos entrevistados brasileiros utilizam algum tipo de serviço bancário no celular. A média mundial foi 66%. Os 13 países incluídos na pesquisa e suas respectivas penetrações de mobile banking foram: Brasil (35%), México (49%), Índia (52%), Indonésia (58%), Qatar (60%), China (67%), Emirados Árabes (67%), Arábia Saudita (72%), Reino Unido (72%), EUA (74%), Nigéria (76%), África do Sul (78%) e Quênia (92%).

A pesquisa considerou como mobile banking qualquer uma das seguintes atividades: consulta de saldo ou extrato; transferências (de dinheiro ou de créditos para ligações); recarga de carteira móvel; pagamento de contas; pedido de crédito;  dentre outras. A operação mais comum é a consulta de saldo, citada por 25% dos entrevistados no mundo.

Os países africanos lideram porque em muitos deles foram implementados com sucesso serviços de m-payment em que a conta bancária é toda gerenciada pelo celular, via SMS ou USSD. Países desenvolvidos, como EUA e Reino Unido, aparecem em seguida, por conta do uso de aplicativos de bancos, que funcionam como um canal secundário e complementar para contas bancárias já existentes. Em seu relatório, o MEF lembra que a situação do Brasil deve mudar ao longo dos próximos anos com o lançamento de serviços de carteira móvel pelas operadoras em parceria com bancos – é o caso do Zuum, da Vivo e da Mastercard, e do Meu Dinheiro Claro, da Claro e do Bradesco.