Depois da Fábrica de Aplicativos, surge uma nova plataforma brasileira para a criação de apps móveis na web, acessível para gente que não tenha conhecimento de programação. Trata-se da DIYmoob, desenvolvida pela alagoana Ilhasoft. A versão beta da plataforma acaba de entrar no ar. Através dela é possível criar apps nativos para Android e iOS de graça, em troca de inclusão de banners de propaganda. O projeto DIYmoob já conseguiu o aporte de um investidor-anjo.

"A programação é simples, estilo drag and drop, e baseada em fluxo. Requer apenas lógica", explica Leandro Neves, um dos sócios-fundadores da Ilhasoft. Quem quiser experimentar, basta se cadastrar no site da plataforma e começar a criar imediatamente: www.diymoob.me. O executivo explica que um diferencial para outras plataformas similares na Internet é que a DIYmoob permite usar recursos do hardware do aparelho, como câmera, GPS e acelerômetro. "Há outras plataformas que são apenas agregadores de redes sociais", compara.

Além da versão gratuita, a DIYmoob terá duas versões pagas, sem banner publicitário. A primeira é voltada para projetos avulsos, ao preço de R$ 199 por app, com direito a atualizações e manutenção por até seis meses. A outra opção tem como alvo software houses que queiram usar a plataforma frequentemente para a criação de aplicativos. Neste caso, será oferecida uma licença, paga na forma de mensalidade.

A DIYmoob terá também uma loja para a venda de "skins", ou seja, de templates de design gráfico para apps. Haverá algumas opções gratuitas e outras pagas, desenvolvidas por terceiros. "Qualquer um poderá criar seu design e botar à venda", explica Neves. A receita será dividida com a DIYmoob, que ficará com 30%. O executivo acredita que haverá skins exclusivos e outros não-exclusivos, com preços mais baixos.

A publicação da versão Android ficará a cargo do próprio desenvolvedor. Na App Store, da Apple, porém, a responsabilidade será da Ilhasoft. Inicialmente, a empresa não pretende cobrar a mais por isso.

Ilhasoft

A Ilhasoft é uma produtora mobile sediada em Maceió. Embora esteja longe do eixo Rio-São Paulo, onde se encontra a maior parte da demanda por desenvolvimento móvel, a companhia tem conseguido se destacar com projetos criativos. Este ano venceu o prêmio Oi Tela Viva Móvel na categoria Livro, Jornal e Revista com o app para tablets "Clássicos da Literatura", que recebeu os troféus popular e do júri. A Ilhasoft foi notícia recentemente no MOBILE TIME pela criação do app oficial da Caxirola, encomendado pela Fifa. Além disso, lançou hea poucas semanas o app "Proteja Brasil", para denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, com apoio da Unicef e do Governo Federal.