Neste mês, o jornal O Globo lançou seu primeiro e-book, chamado “Maracanã – A saga do mais importante templo do futebol mundial, das obras de 1948 à reforma de 2013”. Aproveitando o cenário da Copa das Conferações e o aniversário de 63 anos do estádio, o título conta a história do Maracanã a partir de 29 reportagens publicadas no jornal e imagens desde a sua construção.

No formato ePub, o e-book pode ser baixado nas lojas iBooks, Kindle Store e Google Play para smartphones, tablets, computadores e e-readers, por US$ 2,99 ou R$ 5,99.

A entrada do Globo no mercado de e-books faz parte de uma estratégia digital maior da empresa, que já possui, por exemplo, sites móveis, a revista O Globo a Mais para iPad e o aplicativo VaiRio, que auxilia os motoristas a evitarem o trânsito no Rio de Janeiro, disponível para iOS e que ganhará uma versão Android a partir de domingo, 23.

“Com base em pesquisas e acompanhando o mercado, percebemos que as pessoas estão, cada vez mais, lendo artigos, notícias e entrevistas por meio dos dispositivos móveis. Dentro da nossa estratégia de levar o jornal para a área digital, de forma que conteúdo e serviços estejam presentes na vida das pessoas 24 horas por dia de forma relevante e conveniente, estamos olhando para o nosso conteúdo que é feito há mais de 80 anos, e transformando-o em uma leitura mais aprofundada”, diz Melissa Beltrão, gerente geral de negócios digitais do Globo.

O próximo e-book será uma coletânea de reportagens sobre o escritor Graciliano Ramos, que além de abordar as obras do autor, vai contextualizar com a situação atual de miséria e seca no País. Previsto para o mês de julho, o título ainda não tem um preço definido e a expectativa de vendas também é incerta. “Estamos apostando nisso ao longo dos próximos meses, mas para nós ainda é uma novidade, estamos aprendendo como funciona toda a cadeia de produção de um e-book, desde a produção de conteúdo pela redação até o relacionamento com as lojas”, complementa Beltrão.