A Amazon apresentou na última quinta-feira, 18, uma nova linha de tablets e o novo set-up-box Amazon Fire TV, em uma clara tentativa da principal empresa de comércio eletrônico do mundo tentar tomar parte do mercado hoje dominado pela Apple e seus iPad e pela linha Tab da Samsung.

Com processadores quad-core da taiwanesa MediaTek, a principal vantagem da nova linha de produtos é o preço inicial de seu produto de entrada, o Fire sai por US$ 50 com 1,3 GHz de processamento, 128 GB de espaço em disco e a promessa que a bateria do device dura duas vezes que o iPad Air e o seu processamento é duas vezes mais rápido que o Samsung Galaxy Tab 3 Lite.

Os outros novos tablets da Amazon são: Fire HD 8 (polegadas), Fire HD 10 (polegadas) e o Fire Kids. O novo Amazon TV Fire, parte da família Fire, também recebeu o processador da MediaTek, além de opção games e visualização em 4K. No passado, a Amazon utilizou os processadores da fabricante de Taiwan nos tablets Fire HD 6, Fire HD 7 e Fire HD Kids.

Pesa contra os novos produtos da Amazon o sistema operacional Fire OS, que não é amplamente utilizado pelos usuários móveis, ante iOS e Android. Para tentar atrair novos clientes, a Amazon tem apostado não apenas em novos gadgets, mas na criação de conteúdo próprio.