Em uma época com Siri, Google Now e Cortana brigando pelo mercado de assistência digital, o Facebook apresentou nesta terça-feira, 3, um novo estudo que promete revolucionar o uso da tecnologia de inteligência artificial (IA). Criado pela equipe de pesquisa de inteligência da empresa, a Fair, o documento é encabeçado por um aplicativo móvel para identificar objetos em fotos e capaz de entender linguagem natural, além de outras funções, como previsão e planejamento de ações.

Na parte de detecção de imagens na foto, o sistema age 30% mais rápido com 10% a menos de dados de treino (informações de estudo) em relação aos outros leitores do mercado. Outro aplicativo consegue responder “o que está acontecendo em uma foto”.

A análise preditiva acompanha uma série de testes visuais e consegue acertar 90% das previsões. Por último, a parte de planejamento do sistema de IA do Facebook é baseada em um bot (robô virtual) que ao jogar em um tabuleiro consegue fazer suas próprias jogadas, similar a um jogador de alto nível.

As novas funcionalidades criadas pela maior rede social do mundo serão apresentadas na conferência sobre inteligência artificial NIPS, que acontece entre os dias 7 e 12 de dezembro deste ano em Montreal, Canadá.