O Facebook atualizou sua plataforma para dar mais poder ao usuárip na definição de que tipo de propaganda quer ver dentro da rede social. A intenção é combater o uso de adblocks.

Em postagem publicada na página do Facebook, o VP da plataforma de publicidade e negócios do Facebook, Andrew Bosworth, afirmou que a expansão dos controles de anúncios por parte dos usuários garantirá uma experiência melhor para as pessoas. Bosworth disse que um dos motivos para o Facebook adicionar a mudança foi o fato de muitas companhias de adblock cobrarem para liberar publicidade que bloquearam em suas ferramentas, uma prática que, em sua visão, confunde as pessoas e reduz os fundos necessários para suportar o jornalismo e outros serviços gratuitos da web, como o próprio Facebook.

Vale frisar que a publicidade online é a principal fonte de receita do Facebook. De acordo com o relatório financeiro do segundo trimestre, a receita foi de US$ 6,24 bilhões com o segmento subindo 63% ante o ano anterior. Dessa quantia, a publicidade móvel é responsável por 84%. No consolidado, a receita da rede social aumentou 59% no período, para US$ 6,43 bilhões.

Como funciona

Na visão do executivo, em vez de o Facebook pagar para essas empresas de ad-blocks liberarem os anúncios, vai ser dado ao usuário o controle de quais publicidades deseja ver. Ou seja, a partir de agora, se alguém não quiser ver um anúncio em sua linha do tempo de uma determinada área, empresa (viagens, por exemplo) ou companhia que tenha feito cadastro, o internauta pode acessar a opção através do site e remover de suas preferências de perfil.