O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) já tem dez aplicativos móveis para Windows Phone prontos para serem lançados tão logo os primeiros modelos de aparelhos (Lumia 710 e Lumia 800) cheguem às prateleiras brasileiras, o que deve acontecer dentro de duas semanas. A grande maioria são versões de apps existentes criados pelo instituto, como o game "Incredible Circus", um de seus títulos de maior sucesso até o momento, com mais de 500 mil downloads nas plataformas Symbian e MeeGo.

O INdT está trabalhando com Windows Phone 7 desde fevereiro do ano passado, quando Stephen Elop, CEO da Nokia, anunciou a opção pelo sistema operacional da Microsoft, relata Angelo Nicolay, gerente de desenvolvimento de apps do INdT. Ele comanda um time de dez desenvolvedores que está no momento 100% focado na produção de títulos em português para a nova plataforma. "2012 será o ano do Windows Phone 7. Aparecerão muitos apps em português no Marketplace (loja de aplicativos do sistema)", promete Nicolay. Atualmente, o catálogo mundial do Marketplace é composto por quase 70 mil títulos.

O INdT desenvolveu cerca de 100 aplicativos móveis até hoje para as diferentes plataformas utilizadas pela Nokia, desde a Série 40, até o MeeGo, passando agora pelo Windows Phone. Seus títulos de maior popularidade foram o "Incredible Circus",  o utilitário "Feliz Aniversário" e o "Facelock", de reconhecimento facial. Este último ainda não foi transposto para Windows Phone porque os primeiros modelos a serem vendidos no País não possuem câmera frontal. Isso será resolvido a partir do Lumia 900, apresentado em Barcelona mas sem previsão de chegada ao Brasil.